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Analisando ações: como fazer trades se você tem pouco tempo para operar

Qual a melhor maneira de fazer uma reclamação no ambiente de trabalho?

Segundo especilista em recursos humanos, a pessoa deve se dirigir diretamente ao foco para tentar resolver o problema

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SÃO PAULO – Grande parte dos profissionais já passou por alguma situação incômoda no ambiente de trabalho e é neste momento que surgem as dúvidas: será que devo reclamar? Com quem devo conversar?

Segundo a diretora-executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Izabel de Almeida, antes de fazer a reclamação, a pessoa deve analisar a cultura organizacional, pois há lugares que aceitam este tipo de atitude, mas outros podem não gostar e até mesmo chegar ao extremo de demitir o funcionário, conforme a seriedade do assunto.

As organizações que não permitem o diálogo entre funcionários e diretoria correm o risco de ter uma equipe que produz menos, uma vez que os profissionais ficam desmotivados.

Com quem reclamar

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A forma mais correta de fazer a reclamação é se dirigindo ao foco do problema. Nada melhor do que conversar diretamente com o chefe ou colega que tenha feito algo que incomodou e tentar encontrar uma solução.

Lembre-se de não falar sobre o assunto com outros colaboradores. Desta forma, evitará fofoca e futuros desentendimentos no ambiente de trabalho. “A transparência é uma das principais características de um profissional. Ele é avaliado pela transparência e pela maturidade”, afirma Izabel.

Caso a reclamação for sobre benefícios, folha de pagamento, férias, entre outras coisas, o mais indicado é resolver no setor de recursos humanos da empresa. As pessoas ainda podem contar com outro canal de comunicação, a intranet, que deve ser sigilosa e confiável.

Como fazer de maneira correta

O profissional, antes de reclamar, deve analisar primeiramente se o motivo tem fundamento. Caso contrário, a pessoa será avaliada como imatura. A reclamação deve ser feita com tranquilidade e calma, após a reflexão sobre se valerá a pena ou não ser feita.

Uma dica da diretora-executiva da Ricardo Xavier é levar alguma sugestão de melhoria para resolver o conflito para a pessoa que irá conversar com você.

Mas antes de sair por aí reclamando, não se esqueça que isto deve ser feito de maneira ética e que não seja prejudicial a ninguém.

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“As empresas e as pessoas estão cada vez mais interessadas em resolver problemas da maneira mais ética possível, assim como os relacionamentos que devem ser conduzidos pela ética”, explica.