Qual a melhor idade para começar a trabalhar?

O estágio é uma boa opção para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Diante da disputa no mundo corporativo, quanto antes entrar nela, melhor!

Waldeli Azevedo

Publicidade

SÃO PAULO – Para disputar uma vaga no mercado de trabalho, é importante entrar o quanto antes nesta briga. O ideal, neste caso, é iniciar um estágio tão logo seja possível, desde que, é claro, consiga conciliar faculdade e atividade profissional.

A briga pela experiência

Muitos profissionais, ao procurar emprego, enfrentam muita dificuldade em encontrar uma vaga, já que muitas empresas pedem experiência. A pergunta é: “experiência como, se mal saí da faculdade”?

É aí que entra o estágio. Ele lhe possibilita ingressar neste mercado na condição de estudante, ou seja, de quem quer mesmo aprender. E neste campo existem várias oportunidades; basta disposição para procurar e paciência para aguardar o melhor momento para as coisas acontecerem.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Passo a passo

Lembre-se que, para ingressar neste mercado, você precisará de um bom currículo. Alguns aspectos são importantes e devem ser observados para garantir maior chance de contratação: o fato de cursar uma faculdade conceituada e ter conhecimentos específicos, como língua estrangeira e informática, são alguns deles.

Nada de se sentir diminuído em relação aos outros candidatos, em razão da pouca experiência. Saiba que muitos itens são considerados a seu favor, como a realização de um trabalho ou projeto na faculdade, uma viagem ao exterior ou a participação em congressos e eventos relacionados à sua área.

Procure manter-se informado, o máximo que puder, a respeito do segmento escolhido para atuar profissionalmente. Neste ponto valem feiras, exposições, revistas e livros especializados. Tudo deve ser considerado. O importante é que você tenha energia para correr mesmo em busca do que quer.

Continua depois da publicidade

Outras alternativas

Em alguns casos, você é levado a trabalhar até mesmo antes de entrar na faculdade. Seja como atendente em uma academia de ginástica ou locadora de vídeos e games, ou como monitor de festas infantis, ou na recepção de uma clínica ou escritório.

Tudo isso deve ser considerado. Afinal, em qualquer uma destas situações, você prestou atendimento ao público, organizou arquivos, teve contato com alguns programas específicos de informática. Portanto, estes são aspectos que devem ser usados ao seu favor.

Outro ponto: muitos optam por começar cedo, trabalhando em empresa familiar. Para alguns, a atitude é vista como “correr para o colo do papai”. Mas nem sempre é assim.

Atuar no empreendimento de alguém de sua família não significa, necessariamente, acomodação. Você pode aprender muito com esta oportunidade. Afinal, terá a chance de participar ativamente de todos os processos, pois lhe será dado espaço para isto, desde que mostre vontade e determinação.

Um ponto torna o processo até um pouco mais difícil: em razão do parentesco, você, intimamente, se verá na obrigação de mostrar às outras pessoas que está ali porque é capaz, e não por um favor. Isso fará com que acabe exigindo o máximo de você mesmo, o que lhe permitirá um crescimento surpreendente.

Valorize-se!

O ponto todo é: você está apenas começando uma carreira que, se valer nossa torcida, será brilhante. Por isso, jamais se desvalorize, em razão da pouca experiência. Este é o seu primeiro passo de uma longa trajetória.

Procure conquistar seu espaço e aprender mais e mais a cada dia. Todo conhecimento adquirido é importante, e será utilizado quando menos você esperar. Demonstre seu interesse e sua força de vontade. Defina seus objetivos e vá em frente. Sucesso!