Quais são suas chances de passar em concursos?

Entre 50% e 60% dos candidatos desiste — é essa a taxa média de abstenção dos concursos públicos, segundo dados da Central de Concursos

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Prova de concurso ocorre sempre no dia mais preguiçoso da semana, o domingo. É por isso que boa parte dos inscritos repensa se deve ou não passar, no mínimo, três ou quatro horas trancado em uma sala, respondendo a uma série de questões.

Nessa hora, entre 50% e 60% dos candidatos desiste — é essa a taxa média de abstenção dos concursos públicos, segundo dados da Central de Concursos.

“O pensamento deles, depois de se inscreverem por impulso, é um só: ‘ah, não vou passar. Deixa para lá’. Ou seja: mais da metade dos seus concorrentes nem sequer aparece para fazer a prova — logo, suas chances são bem maiores do que você imagina”, afirma o professor e coach de carreira Gabriel Henrique

Continua depois da publicidade

Quer outro incentivo? O coach afirma que apenas 8% dos candidatos se preparam de verdade para um concurso. Isso quer dizer que muita gente não estuda o tempo necessário ou não busca ajuda de especialistas. Alguns até buscam apoio nos estudos, mas não se prepara adequadamente.

“Para ter boas chances de ser aprovado em um concurso simples, com nível de exigência menor, você precisa de, pelo menos, quatro ou cinco meses de preparação”, avalia o coach.

Também não adianta estudar da forma errada. “Você precisa conhecer as técnicas de estudo e ver qual funciona para você. As melhores dicas são: não saia da sala de aula com dúvidas, não se baseie apenas em provas anteriores (você pode perder temas que ficaram de fora do último exame) e não deixe para a última hora (como muitos faziam no colégio). E não desista no primeiro tombo — só é aprovado quem persiste”, destaca Gabriel Henrique. 

Quer investir no Tesouro Direto e em fundos imobiliários com TAXA ZERO? Clique aqui e abra sua conta na Rico