Quais são os sinais de que seu trabalho é reconhecido?

Receber elogios, prêmios e participar da elaboração e andamento de projetos importantes para as empresas estão entre os indícios

SÃO PAULO – Ser um profissional reconhecido pelo seu serviço faz parte dos sonhos de muitos trabalhadores. Mas o que define se uma determinada pessoa conseguiu atingir esta meta? Quais são os sinais do líder e da equipe que indicam isto?

De acordo com o sócio da empresa de recrutamento MindSearch, Ricardo Maia, muitos funcionários fazem a alusão de que o aumento salarial
é sinal de reconhecimento, porém, quando a empresa de fato não tem condições de pagar mais, nem sempre isso é verdade.

“Às vezes, a pessoa pode pertencer a uma empresa de pequeno porte, que não pode aumentar o seu salário naquele momento. Em contrapartida, a organização oferece prêmios [como computadores e televisores], como forma de reconhecimento”.

Líder

PUBLICIDADE

Receber elogios pelas tarefas executadas pode ser um indício de que você está desempenhando um bom trabalho, embora, Maia ressalte que este tipo de atitude varia conforme o perfil do gestor. Então se não houve elogios, calma! Existe outras formas de reconhecimento profissional.

“Quando seu chefe confia no seu trabalho e o valoriza, ele passa novos desafios, com a exigência de mais responsabilidade e aptidão. O profissional precisa ter a cada dia novas oportunidades. Isso permite a conquista de novos cargos”.

Colegas

Entre os colegas, Maia, aponta que há alguns procedimentos que indicam o quão seu trabalho é reconhecido.

“Quando um colega procura sua ajuda em uma tarefa ou pede a sua opinião sobre um trabalho que ele irá fazer, já é um sinal de que a equipe confia e valoriza o seu trabalho”.

Como ser reconhecido?

Para ser reconhecido, Maia aconselha que, além de buscar novas atribuições, a pessoa se mantenha atualizada com relação ao seu mercado de trabalho. “Busque programas novos e leve estas ideias para a sua empresa. Não seja apenas um funcionário ativo aos pedidos da empresa, mas também proativo em todos os processos”.