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SÃO PAULO – Atualmente, reter talentos é um dos maiores desafios dos gestores nas organizações. Além disso, outro grande dilema enfrentado pelos líderes é como preparar a sua equipe para a transição de carreiras.
Em palestra no 3º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), o professor do departamento de administração do segmento de Recursos Humanos da USP (Universidade de São Paulo), Joel Dutra, ressaltou que, nesses últimos anos, as organizações estão vivendo um novo contrato psicológico com os seus funcionários. “Esse contrato está centrado na ideia do mutuo desenvolvimento”.
Assim, segundo o professor, as empresas, diante de um cenário mais competitivo, cobram dos seus profissionais uma contribuição efetiva e os funcionários, por sua vez, esperam que as suas atividades na companhia forneçam conhecimento diferenciado.
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Desafios para os líderes
Um dos desafios apontados por Dutra na gestão é conquistar o comprometimento dos profissionais. Para ser comprometido, a pessoa precisa entender a sua demanda de serviço e, depois disso, mobilizar todo o seu repertório para executar as suas tarefas.
“A contribuição aumenta na medida em que as pessoas enfrentam situações complexas. A pessoa não precisa ser promovida para mostrar competência. Basta executar trabalhos com maior complexidade. Cabe ao líder proporcionar esses desafios”.
Outro problema que será enfrentado pelos líderes, nos próximos anos, é a gerência de pessoas a distância, já que o trabalho em casa será bem mais barato para a empresa do que o presencial.
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Por fim, Dutra destacou que o líder precisará definir quem são os talentos da sua empresa. “As pessoas talentosas não são só aquelas que ocupam cargos de gerência. Há profissionais talentosos em atividades técnicas e funcionais, que precisam ser observados”, explicou.