Proposta de trabalho? Analise as perspectivas de crescimento antes do sim!

Durante a entrevista de emprego, além do salário e da estrutura da empresa, analise bem aonde poderá chegar

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Na busca por uma oportunidade de emprego, é natural que se busque sempre o melhor: um salário mais vantajoso em relação ao atual, bons benefícios, uma estrutura organizada e condições para desenvolver um bom trabalho.

No entanto, existe um item que, embora importante, nem sempre é observado: avaliar qual a sua real oportunidade de crescimento.

Salário nem sempre é tudo!

Você já viu alguém mudar de emprego, contar vantagem pelo “bom salário” e, em dois ou três meses, ser mandado embora?

Aprenda a investir na bolsa

Pois bem, a situação desagradável acontece. É claro que nem sempre é possível evitar, mas alguns elementos podem ajudá-lo a reduzir o risco.

Para isso, evite a empolgação no processo de seleção para uma nova vaga. Por mais que tudo seja novo e lhe atraia demais, segure as emoções e apure o máximo de informações que puder. Afinal, é da sua vida profissional que estamos falando!

O quanto poderá crescer?

Numa entrevista de emprego, não só o entrevistador deve falar. Você tem todo o direito de perguntar o que quiser. Ouça com máxima atenção a descrição da empresa e do cargo. Analise pontos que possam elucidar a estrutura hierárquica, o tempo da empresa, a área de atuação, onde pretende chegar e de quais elementos ela dispõe.

Procure avaliar até que ponto você poderá contribuir para este planejamento e se tudo isso combina com seus objetivos.

Não se limite a quanto vai ganhar

Não desanime de primeira, se o salário oferecido não for exatamente aquilo que esperava e não houver muita chance de negociar. É claro que, por meio de alguns cálculos, você verá se o novo emprego será compensador ou não, mas o ponto é: talvez a expectativa de crescimento apresentada valha um esforço no curto prazo!

Analise tudo muito bem antes de dizer não. O mesmo vale para o emprego atual: caso seja feita uma contraproposta visando evitar sua saída, avalie com cautela se estão lhe oferecendo as condições de expansão que tanto sonhou. Muita calma ao decidir!

PUBLICIDADE