Promoção ou mudança de emprego? Saiba como realizar os desejos em 2012

Segundo especialista, entre as condições estão educação continuada, networking, idiomas e atitude

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Final de ano é sempre a mesma coisa. Na correria de arrumar as malas e comemorar o Réveillon, os profissionais sempre encontraram um tempinho para fazer a lista de pedidos.

No âmbito profissional, os pedidos comuns são para trocar de emprego, ser promovido e ter aumento salarial. Mas não basta apenas querer, para que os desejos se tornem realidade é preciso ter muito trabalho.

Quatro dicas
Pensando nisso, o professor e mestre em Administração, Marcos Morita, apontou quatro condições que, em geral, auxiliam os profissionais a alcançar seus objetivos. Confira abaixo:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Educação continuada: isso significa nunca parar de aprender. Um MBA conta muito no currículo, assim como cursos específicos de curta duração. Morita explica que alguns profissionais condicionam seu aperfeiçoamento à empresa, esperando subsídios para amortizar seus investimentos. “Em época de cursos on-line, não estudar pode significar falta de vontade em aprender coisas novas”.

Networking: construir e mantê-lo exigem esforço e disciplina. A dica é participar de associações de classe, grupos de executivos e ex-alunos. Além disso, é necessário estar presente em eventos e feiras do setor, assim como agendar almoços com ex-colegas e chefes também. “Apesar das facilidades das redes sociais profissionais, nada substitui o contato face a face”. Vale lembrar que mais da metade das vagas executivas são preenchidas através de indicações.

Idiomas: supondo que o profissional domine de verdade a língua inglesa, e que apresentações, viagens de negócios ou entrevistas de trabalho sejam itens corriqueiros, invista em uma segunda língua. Um espanhol bem falado está bem longe do velho e bom portunhol, utilizado em excursões a Buenos Aires.

Continua depois da publicidade

Atitude: em quantos novos projetos você se envolveu no último ano? Quais as reais contribuições feitas para a empresa? Quantos elogios e prêmios você ganhou ou foi cogitado para? Morita afirma que a atitude do profissional determina sua altitude. Pessoas com atitude proativa costuma ter uma ascensão maior na carreira.