Promoção à vista: confira sete sinais que podem indicar uma ascensão de cargo

Na opinião do consultor, participar de novas reuniões e saber de informações sigilosas são alguns indícios

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SÃO PAULO – Conseguir ser promovido em uma empresa pode ser um processo bastante longo e complicado para os profissionais. Às vezes, o funcionário tem a impressão de que está no mesmo patamar de um colega que ocupa um nível hierárquico maior. Entretanto, está em um cargo inferior. Será que há alguns indícios de que este profissional pode estar próximo de uma promoção?

Na opinião de Paulo Kretly, presidente da FranklinCovey Brasil e consultor de Recursos Humanos, o profissional, para crescer na carreira, tem de ter caráter, sendo ético e responsável, e, ao mesmo tempo, apresentar competências técnicas na sua área de atuação.

Sinais

Se o profissional possui estas características, o consultor destaca que há sete sinais que podem indicar que está próximo de ser promovido. Confira:

  1. Responsabilidade – Quando um funcionário passa a ser responsável pela execução de um projeto específico da empresa ou nos casos em que a pessoa passa a gerenciar um departamento da organização;
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  3. Voz na empresa – Outro sinal de que a promoção pode estar perto é quando o profissional passa a ser mais escutado pelo seu gestor e colegas de trabalho. Com isso, suas ideias passam a ser aceitas na empresa;
  4. Requisitado – Neste caso, o funcionário começou a ser chamado para participar de eventos e reuniões da empresa que não participava antes;
  5. Participação em treinamentos – A empresa pode começar a fornecer cursos específicos em determinado assunto para o profissional;
  6. Maior confiabilidade – O líder começa a contar problemas que a empresa está passando ou informações exclusivas sobre um novo projeto ou cliente da organização. “Com esta atitude, o gestor pode estar testando o seu funcionário, para saber qual seria a sua reação, se ele ficaria em sigilo, ou se iria sugerir novas ideias;
  7. Trabalhar em um projeto específico – O líder pode começar a pedir para o funcionário fazer horas extras para trabalhar ou conversar sobre uma demanda específica, um projeto;
  8. Feedback – Líder passa a elogiar o trabalho e o desempenho do funcionário;

Empecilho

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Porém, apesar de existirem todos esses sinais, a promoção pode não acontecer por um simples motivo: a empresa não dispõe de recursos financeiros para aumentar o salário deste profissional.

“O profissional tem de ter em mente que, em pequenas empresas, é mais difícil subir de cargo. Por outro lado, ao trabalhar em empresas deste porte, ele pode ver as suas ideias serem implementadas de forma mais rápida do que em médias e grandes empresas, já que estas organizações possuem diversos procedimentos de controle”, diz Kretly.

Diante deste cenário, o profissional deve avaliar alguns fatores, antes de tomar qualquer decisão. “Se o profissional gosta do seu trabalho e da empresa, acreditando que essa companhia tem chances de evoluir, ele deve continuar no trabalho e esperar que a promoção ocorra com o tempo. Já se ele não vislumbra o crescimento da organização e não gosta da sua função, ele deve procurar outras oportunidades.

Outro fator que pode atrapalhar a promoção na empresa, segundo o consultor é a ansiedade dos jovens. “Hoje, grande parte dos jovens já quer subir de cargo com apenas seis meses de atuação na empresa. Com três ou quatro anos de trabalho na mesma instituição, já quer ser presidente e, com a frustração de não conseguir ganhar o cargo, acabam pedindo demissão”.