Projetos profissionais devem levar em consideração o meio ambiente

Profissional deve fazer o papel de gestor ambiental nos projetos, já que clientes e consumidores preferem inovações sem agressão

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Muito se fala sobre aquecimento global, emissão em excesso de gás carbônico na atmosfera, buraco na camada de ozônio e poluição de mares e rios. Pois é, o planeta Terra está em situação de alerta. Você deve estar pensando o que isso tem a ver com você.

A resposta é tudo, já que os profissionais que atuam no mercado de trabalho hoje devem zelar pelo futuro do planeta. Frase que pode parecer repetitiva, mas que, mesmo assim, parece não ter gerado mobilização. Esta ação pode vir, de você, quando for realizar um projeto.

Progresso não absorvido

Um fato que mostra que, mesmo sendo de forma pequena, a sociedade já tem notado a importância de pensar no meio ambiente, é a formação universitária do gestor ambiental, que tem como função principal realizar projetos que agridam, o menos possível, o meio ambiente.

Aprenda a investir na bolsa

No entanto, parece que o mercado de trabalho ainda não atentou a este novo profissional. Na sua empresa existe algum gestor ambiental? A resposta negativa pela maior parte das pessoas mostra o descaso dos brasileiros com a natureza.

Você deve ser o gestor

Mas se não existe um gestor ambiental na sua empresa, pode ter certeza que este cargo deve ser exercido por você. Sabe de que maneira? Quando for começar o projeto, tente pensar em quanto aquela máquina ou novo produto e serviço agredirá a natureza.

Pensou? Então o próximo passo será reconhecer que existem possibilidades de mudanças. O material usado é o mais correto? Não desperdiçará muita água ou energia para fazer o produto? Tudo isso indica preocupação, o que o novo profissional deverá ter.

No futuro, além de ser inovador, será preciso ter criatividade para que o que será colocado em prática traga apenas benefícios. E você sabe qual a vantagem de se preocupar com o meio ambiente?

Mais clientes

Pode ter certeza que você terá mais sucesso com os clientes. “Consumir sim, desperdiçar, não”. Esse é o pensamento dos consumidores, que cada vez mais mudam seu hábito de comprar para garantir uma maior preservação do meio ambiente.

É isso o que mostra pesquisa realizada pela consultoria TNS/InterScience, a pedido da revista Consumidor Moderno. Conforme o levantamento, 51% dos entrevistados se preocupam com questões sócio-ambientais antes de realizarem uma compra. No estudo anterior, de 2005, essa representatividade era de 44%.

PUBLICIDADE

Diante desta realidade, para que seu projeto tenha mais sucesso, é melhor começar a pensar no verde da natureza, e não somente do dinheiro.