Publicidade
SÃO PAULO – Imagine que você estava começando a elaborar um novo produto, mas que, de repente, teve que parar para atender um cliente que fez com que você simplesmente largasse o outro projeto por meses. A criação estagnou, mesmo com todo o trabalho e esforço demandado.
Depois de um tempo, no entanto, você lembra que aquele trabalho precisa ser realizado. Afinal, é uma oportunidade de visibilidade dentro da empresa. Diante dessa situação, por onde o profissional deve começar?
Retomada
O caso mostra apenas a estagnação de um projeto por falta de tempo. Porém, independente do motivo, o fato é que os profissionais podem fazer com que ele seja retomado. De acordo com a consultora de desenvolvimento organizacional da Caliper, Luciana Zonta, o que o profissional deve fazer, em primeiro lugar, é entender os motivos para a estagnação.
Masterclass
O Poder da Renda Fixa Turbo
Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
“A pessoa interessada no projeto deve analisar até que ponto deu certo e quais foram as decisões que não funcionaram. O que não foi visto como algo positivo deve ser evitado e analisado para indicar o que precisa mudar”.
Ajuda
Se o problema é de custos, é preciso ir atrás de recursos, seja na própria empresa ou na promoção de eventos que arrecadem fundos. Quando são as pessoas envolvidas, por sua vez, o melhor é analisar se havia interesse.
“Ninguém gosta de ser pressionado para voltar a desenvolver um projeto, mas tente encontrar quem irá dar a continuidade para o trabalho com vontade”, afirmou Luciana. Encontre profissionais de “punho forte”.
Continua depois da publicidade
Quando conseguir ajuda, nunca esqueça-se de agradecer. Caso a colaboração de outra pessoa faça com que o projeto melhore de qualidade, nada mais justo do que dizer “obrigada”, palavra mágica que somente trará benefícios para sua relação com os colegas de trabalho.
Nasce um projeto
Depois de identificado o problema para a estagnação, é melhor começar a planejar novos prazos e metas para o projeto. Para isso, veja algumas dicas abaixo:
- identifique e alinhe o projeto com a estratégia da empresa;
- defina com clareza o objetivo e a abrangência;
- articule politicamente para que o projeto tenha apoio da organização;
- organize no ambiente externo possibilidades e ameaças.