Projeto prevê proibição de bloqueio da conta-salário de devedor

Segundo autor, justiça deveria alienar bens de inadimplente, já que ele precisa do salário para pagar contas básicas

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O bloqueio judiciário da conta bancária usada para recebimento de salários, desde que não seja utilizada em aplicações financeiras, poderá ser proibido quando o destino da quantia for o pagamento de dívidas, de acordo com o Projeto de Lei 182/07, do deputado Takayama (PAN-PR).

Como punição para o devedor, a proposta que tramita na Câmara prevê a alienação dos bens da pessoa que está inadimplente.

Subsistência

Segundo o autor do PL, se a conta-salário for bloqueada, o trabalhador não poderá pagar suas contas básicas, como com alimentação. Por isso, a privação do recebimento dos valores prejudica a sobrevivência e o sustento de sua família.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, Takayama disse que os assalariados são reféns das transações bancárias e precisam retirar os valores também para o pagamento de dívidas.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.