Projeto prevê incorporação de horas extras no décimo terceiro salário

Caso aprovado, o PLS irá alterar a Lei 4.090/62 que institui a gratificação de Natal para os trabalhadores

Publicidade

SÃO PAULO – Tramita em decisão terminativa na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado Federal, o PLS (Projeto de Lei do Senado) 470/2008, que prevê a incorporação do valor das horas extras no décimo terceiro salário.

De autoria do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), a proposta determina que o empregado que tiver costume de fazer horas extras receba em dezembro o valor total pago por elas no ano dividido por 12. Nos casos em que o contrato durar menos de um ano, o que foi pago por horário suplementar será somado e o total dividido pelo número de dias trabalhados.

Além disso, conforme emenda apresentada pelo relator do projeto, senador Efraim Morais (DEM-PB), caso a medida entre em vigor, serão considerados serviços extraordinários aqueles prestados mais de uma vez na semana, em pelo menos três meses consecutivos ou alternados, no período de um ano; ou em mais de 25% do tempo de vigência do contrato, quando este for rescindido antes do decurso de um ano de vigência.

Continua depois da publicidade

Mudança na lei
Caso aprovado, conforme publicado pela Agência Senado, o PLS irá alterar a Lei 4.090/62 que institui a gratificação de Natal para os trabalhadores, também chamada de “ horas habituais de serviço suplementar”.

Atualmente, a súmula 45 do TST (Tribunal Superior do Trabalho) já indica que a remuneração do serviço suplementar, quando habitualmente prestado, integra o cálculo da gratificação natalina. Com a medida, porém, a prática será prevista em lei.