Projeto prevê auxílio-acidente para empregados domésticos

Para autora do PL, objetivo é dar mesmos direitos de outros trabalhadores aos domésticos, que são discriminados

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Os trabalhadores domésticos poderão ter direito ao auxílio-acidente. A previsão é do Projeto de Lei 163/06, da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), que tem como objetivo conceder tratamento igual ao dado aos outros trabalhadores ao empregado doméstico, que se caracteriza como uma categoria discriminada, segundo a parlamentar.

O auxílio-acidente é concedido após a consolidação das lesões decorrentes do acidente de trabalho, quando resultam seqüelas que impliquem na redução da capacidade que exercia habitualmente antes do acidente.

Exclusão do auxílio

Segundo a senadora, não existe nenhum motivo evidente para excluir os domésticos do benefício. “Ele, assim como os demais empregados, é segurado obrigatório da Previdência Social, fazendo, assim, jus aos benefícios previdenciários previstos na legislação de regência, inclusive os de natureza acidentária ou decorrentes de doença profissional”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No entanto, segundo o artigo 195 da Constituição, para que este benefício seja cedido, é preciso haver previsão de fonte adicional de custeio. Para que seja custeado o auxílio-acidente, a senadora prevê uma contribuição a parte do empregador.