Projeção: capitalismo dará lugar a “talentismo”, aponta empresa de soluções em RH

Segundo a empresa, tendência para o futuro é a valorização do talento profissional e potencial humano

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Troque capitalismo por talentismo e era da informação por era do potencial humano. Essas são algumas das mudanças épicas propostas pela Manpower Inc, empresa ligada a soluções inovadoras em mão de obra que atua em diversos países, para o novo paradigma econômico e social do futuro.

Segundo o diagnóstico da empresa, “o potencial humano agora se torna o maior agente do crescimento econômico. O mundo está vivenciando uma época de grande transformação, em que os modelos de negócios terão de ser redesenhados”.

O anúncio da Manpower tem como base resultados de pesquisas de entidades do mundo todo e estudos da própria empresa. A avaliação do grupo é que os modelos e sistemas sociais que existem atualmente estão exauridos até o ponto de não serem mais sustentáveis. Dessa forma, o caos e a pressão pós-recessão para fazer mais com menos cria um ambiente definido como desafiador.

Aprenda a investir na bolsa

Significa dizer que os modelos de negócio visando somente produtividade, otimização de recursos e busca incessante por lucro estão desgastados, e fadados à falência. “Antes de crescer financeiramente ou geograficamente, será imprescindível que as empresas estabeleçam suas forças em profissionais capacitados e que possuam outras qualidades que agreguem valor à organização”, diz o executivo da Manpower Brasil, Riccardo Barberis.

Solução
Barberis acrescenta que as empresas que se destacam na “era do potencial humano” são aquelas que têm maior capacidade de atrair, mobilizar e reter talentos, e, com isso, o poder da escolha no sistema econômico se transfere da empresa para o indivíduo, ou seja, o profissional escolherá o melhor plano de carreira e valorização, ganhando mais força no cenário econômico.

Para alcançar os resultados esperados, o executivo aponta que as estruturas de gestão, governo, comando, controle e comunicação devem se tornar mais flexíveis, menos presas a padrões ultrapassados e regras engessadas. “Nesse novo mundo, criatividade, empenho, compromisso e potencial serão as diretrizes econômicas, políticas e sociais ao redor do mundo. Sendo assim, é inevitável a mudança de estruturas altamente controladas para as flexíveis”.

Resultados
Com o potencial humano dando as cartas do novo sistema, a valorização do talento, somada ao cenário de crescimento econômico, resultará em mais igualdade social para todos, aposta a Manpower. “Só em 2010, 3 milhões de pessoas foram alocadas no mercado de trabalho no mundo pela Manpower. Essa realidade nos dá uma perspectiva de aumento de pessoas empregadas e da renda da população fomentando o crescimento da economia em todos os níveis sociais”, aposta Barberis.

O executivo sugere ainda que muitas organizações devem realinhar e redefinir o modo como lidam com as pessoas, perseguindo a eficiência. Com isso, as corporações percebem que caso estejam dispostas a explorar o potencial máximo da pessoa certa, elas podem alcançar tudo o que era possível antes – mesmo em um ambiente desafiador. 

Veja as 20 mudanças épicas até a Era do Potencial Humano identificadas pela Manpower:

OntemAmanhã
Eras industrial e da informaçãoEra do Potencial Humano
CapitalismoTalentismo
Acesso ao capital como diferenciadorAcesso ao talento como um diferenciador
Gestão focada na empresaGestão focada no indivíduo
Profissionais buscando empresasEmpresas “caçando” talentos
Trabalho presencialTrabalho remoto
Abundância de talentoEscassez de talento
Desemprego por excesso de ofertaDesemprego por demanda específica
Tecnologia escravizadoraTecnologia libertadora
Fronteiras fechadasMercado globalizado
Migração raraMigração é lugar comum
Um emprego para a vidaDe 10 a 14 empregos até os 38 anos
Governança corporativa com pouca transparênciaTransparência corporativa e abertura para abordagem humanizada
Crescimento e domínio das economias desenvolvidas – OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico)Crescimento e domínio de países emergentes – BRIC-MIST, especialmente China, Índia e África
Trabalho para uma organizaçãoTrabalho com uma organização
Visão “pontual”Visão do todo
Foco no tamanho e volumeFoco na agilidade e qualidade
Movido pelo poderMovido pela paixão
Comando e controleEstruturas flexíveis

PUBLICIDADE