Programas de bonificação anual não são garantia de retenção e motivação

Para especialista, é necessário que além do programa, as empresas estruturem critérios vinculados a valores e objetivos

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SÃO PAULO – Em todo o mundo, é comum que as empresas adotem programas de bonificação anual para motivar e reter talentos. Mas será que só o programa de bonificação anual basta?

Para o presidente-executivo da Globoforce, Eric Mosley, a resposta é não. Em um artigo publicado pela revista Forbes, ele afirmou que as empresas estão reavaliando este tipo de ação e pensando em programas de reconhecimento.

Segundo ele, é necessário que, além do programa, as empresas estruturem critérios de bônus vinculados a valores, objetivos e reconhecimento. Pensando nisso, ele elaborou cinco dicas que podem ajudar neste processo.

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Cinco dicas
Veja as dicas elaboradas pelos especialista:

  • Não espere até o final do ano para recompensar um trabalho bem feito: quem recebe o bônus anual tem de esperar até o final do ano para ser recompensado pelo trabalho que fez. Isso faz com que a recompensa seja menos significativa. Já prêmios menores e com mais frequência ao longo dos meses são considerados mais eficazes para atingir resultados. Além disso, os prêmios devem ser relacionados ao cliente ou à inovação de produtos.
  • Faça do prêmio algo memorável: prêmios em dinheiro são facilmente esquecidos. Quando um bônus ou recompensa é adicionado ao salário mensal de um profissional, o dinheiro extra muitas vezes é gasto em necessidades diárias. Por isso, incentive que as pessoas usem a recompensa para fazer algo inesquecível, já que isso gera outro valor à premiação. Certamente, os profissionais lembrarão de uma viagem em família, em vez das contas pagas.
  • Não basta recompensar seus melhores funcionários: crie uma cultura unificada que aumente o envolvimento não só dos profissionais que se destacaram, mas também dos outros colaboradores que ajudaram de alguma maneira.
  • Reconheça o desempenho e os comportamentos que expressam os valores da empresa: o bônus anual deve estar diretamente relacionado aos valores da empresa; dessa maneira, é possível construir um cultura empresarial mais forte.
  • Mostre aos funcionários o quanto você valoriza os seus esforços: bônus recompensa muitas vezes apenas os resultados, ignorando os progressos importantes alcançados pelos profissionais. A valorização do esforço é considerada um dos principais motivadores.