uma década

Programa de certificação da Anbima completa 10 anos

Desde que foi criado, 238.730 mil profissionais conquistaram alguma das certificações disponíveis

Serious Looking Man Examining a Bill
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A Anbima (Associação das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capital) comemora no mês de novembro 10 anos de aplicação dos exames do Programa de Certificação Continuada. Desde que foi criado, 238.730 mil profissionais conquistaram alguma das certificações disponíveis: CPA-10, CPA-20, CEA (Certificação de Especialista de Investimento Anbima) e CGA (Certificação de Gestores Anbima).

Criado com o objetivo de capacitar profissionais da área de finanças, o programa já vinha sendo discutido desde antes de 2002 quando o órgão percebeu a lacuna existente no conhecimento específico desses produtos. Mais tarde, o CMN (Conselho Monetário Nacional) instituiu que todo profissional que comercializasse os produtos de investimentos deveria ter a certificação até 2007.

“O Programa de Certificação é um dos pilares que contribui para o desenvolvimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais. Nesses dez anos, acompanhou mudanças estruturais nos mercados e na economia brasileira e foi aprimorado. Hoje se consolidou como uma ferramenta essencial para capacitação e qualificação dos profissionais. Além disto, o Programa contribui também, de maneira indireta, no processo de educação de investidores”, afirma a presidente da ANBIMA, Denise Pavarina.

Aprenda a investir na bolsa