STOCK PICKERS AO VIVO Fernando Fontoura, da Persevera Asset, e Betina Roxo, estrategista chefe na Rico, contam o que esperar da temporada de resultados

Fernando Fontoura, da Persevera Asset, e Betina Roxo, estrategista chefe na Rico, contam o que esperar da temporada de resultados

Profissional: você sabe o que é a autoliderança?

Capacidade de liderar a própria vida é o primeiro passo para a liderança ter resultados positivos; conheça os obstáculos da autoliderança

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Muito se discute no mercado de trabalho sobre a liderança, mas pouco se fala sobre a autoliderança. Você sabe o que significa o termo? “É a capacidade de liderar a própria vida”, explicou o médico Tiago Almeida, que também é certificado em coaching.

De acordo com Almeida, a liderança é a capacidade de influenciar a equipe, de inspirá-la. “Como eu faço isto? Com meu exemplo! Se eu faço, o meu liderado irá fazer também. Um líder, para comandar uma equipe, tem que saber se comandar também”, disse. A autoliderança se justifica quando pensamos que as pessoas fazem mais o que o líder faz do que o que ele diz.

Questionado sobre os riscos que podem colocar a autoliderança em risco, Almeida citou crenças e paradigmas, que levam a atitudes ineficientes (no âmbito pessoal e profissional) e que podem ser sabotadoras. “Ele fica na postura de vítima, não assume as responsabilidades. Somente se queixa e dá desculpas, mas não age”.

Passos da liderança

Aprenda a investir na bolsa

Conforme explicou Almeida, um processo de liderança passa, em primeiro lugar, pela autoliderança, depois pela liderança pessoa para pessoa, liderança da equipe e da organização. “A primeira é ser o exemplo para os membros da equipe, ser uma pessoa com iniciativa, assertiva e com equilíbrio”.

Já a liderança de pessoa para pessoa é saber ser um coach, o que significa identificar os pontos fracos dos funcionários. “Tem que saber em que fase o liderado está”. Caso ele seja um iniciante, por exemplo, ele precisa de mais capacitação. Porém, se é uma pessoa mais experiente, o líder deve analisar se não é o caso de desenvolver mais o comprometimento.

Já a liderança da equipe e da empresa passa por um processo de alinhar a missão e os valores da empresa com os objetivos dos colaboradores e, ainda, de fornecedores e clientes. “É ser o empregador preferido e o ideal buscado no mercado de trabalho”, explicou Almeida.