Profissional: veja o que fazer para um <i>headhunter</i> encontrá-lo!

Na internet, coloque artigos que já publicou e cuidado com sites de relacionamento; seja acessível e leia bastante

SÃO PAULO – Que a internet ajuda bastante na procura pelo emprego, muitos profissionais já sabem. Isso porque existem sites especializados na prestação deste serviço, os quais cadastram currículos e mostram as vagas disponíveis no mercado.

Mas a internet pode ajudar de uma outra maneira. Nada mais do que um consultor ou empresas especializadas em caçar talentos, os headhunters também acessam a rede à procura de profissionais adequados para determinada vaga.

O que disponibilizar

E é por este motivo que você deve disponibilizar na internet apenas conteúdos que o beneficiará. Desde artigos publicados até um currículo bem elaborado devem estar na rede, para que o headhunter se interesse e entre em contato com você.

PUBLICIDADE

Mas cuidado com sites de relacionamento: o ambiente informal pode diminuir as chances de você ser “bem visto” pelo caçador de talentos. Passar uma boa imagem pela internet é essencial para quem busca uma boa colocação no mercado.

Fora da rede

Já no mundo corporativo, manter uma boa rede de contatos pode ser essencial para ser encontrado pelo headhunter. Seja acessível para todas as pessoas que o conhecem e sempre faça novos colegas no trabalho e na vida pessoal. Eles podem render boas indicações.

Este tipo de caça-talento gosta de pessoas informadas e que saibam o que acontece no país e nas empresas. Por isso, comece já a ler jornais e utilizar as informações, que estão por toda a parte!

Em relação à sua carreira, escreva para jornais e revistas especializados, já que serão lugares onde o headhunter poderá buscar nomes. Participe de congressos, feiras, simpósios, associações profissionais e eventos referentes a sua área.

Esteja sempre conectado à internet e mantenha seu celular disponível para ligações. Desta maneira, será mais fácil ser encontrado e alcançar a vaga que tanto almeja!