Profissional: tempo de férias deve ser usado para aprender

Enquanto consultores indicam que profissional descanse, diretor de instituto de desenvolvimento orienta aprendizado descontraído

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Alguns consultores em carreira orientam os profissionais a utilizar o tempo de férias para revigorar as energias. O diretor-executivo do Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (Insadi), Dielter Kelber, por sua vez, propõe o estado de férias todos os dias, para que os profissionais façam o que gostam e quebrem a rotina. Assim, quando realmente vierem as férias, as pessoas podem planejar a carreira.

Aprender a falar “não” no dia-a-dia é um primeiro passo para conseguir tirar férias diárias. “Diga não para os excessos, sejam eles quais forem, inclusive aqueles que levam a um excesso de informações e comunicação exarcebada. Uma distribuição adequada do nosso tempo em atividades alinhadas com as nossas motivações internas certamente minimizará o nosso estresse”, disse.

Aprendizado contínuo

O mês destinado às férias deve ser usado para o aprendizado, para que a pessoa possa se desenvolver, compartilhar, mobilizar e praticar conhecimento. Assim, será capaz de encontrar um bom posto no mercado de trabalho, que permita executar atividades das quais gosta. “Um posto de trabalho que possa alinhar as tarefas com as motivações internas”.

Aprenda a investir na bolsa

Para isso, também é importante, de acordo com Kelber, identificar os conhecimentos essenciais, saber onde estão disponíveis neste mundo globalizado e planejar como poderão ser adquiridos de forma compatibilizada com o desenvolvimento pessoal e profissional.

Nas férias, o profissional deve obter conhecimento de maneira descontraída e despreocupada. “A criatividade costuma melhorar fantasticamente quando começamos a lidar com experiências inusitadas. Saímos de velhos paradigmas e descobrimos novos mundos”, afirmou.

Ações

Para obter todo este conhecimento de forma inusitada, Kelber indica quatro ações:

  • Conheça novos lugares
  • Aprenda novos esportes
  • Faça coisas que nunca fez antes
  • Busque formas de exercitar sua criatividade