Profissional: sabia que é possível ganhar dinheiro com blogs?

Blogs escritos por especialistas, ainda que desconhecidos, e que escrevem a um nicho específico, têm mais chance de sucesso

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Qualquer blog poderia ganhar dinheiro? Não. De acordo com o especialista em Internet e fundador do iBUSCAS, Eduardo Favaretto, existe uma “imensidão” de blogs de vários tipos, desde diários, espaço para notícias, poemas ou debates a páginas de empresas. Porém, ele aposta em um tipo, que tem mais chance de se tornar rentável: o blog escrito por especialistas em um determinado assunto, ainda que desconhecidos, e que escrevem a um nicho específico.

O especialista em Internet, no entanto, admite que monetizar um blog é tarefa difícil. “O primeiro passo é ter um nicho, ou seja, atingir um grupo de pessoas que se interessam pelo assunto em pauta e têm potencial para serem leitoras assíduas. Por isso, recomendo que se for começar um blog, foque em um assunto específico, principalmente naqueles que não saem na mídia”, explica.

Paciência

Antes de ser rentável, o blog precisa ser um sucesso e, para tal, deve ter no mínimo um ano de vida. “O número de leitores aumenta aos poucos. Caso o dono do blog domine o assunto abordado em seus posts (como são chamados os textos), após dois ou três anos, terá um público assíduo, que acessa o blog freqüentemente, e ganhará credibilidade. Isso quer dizer que aquilo que for escrito no blog será repetido País afora”, explica.

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A confiabilidade é resultado de todo um processo, que o blogueiro irá atingir somente se gerar um conteúdo interessante e inédito. Reportar ou comentar notícias que já foram veiculadas na mídia, por exemplo, não é garantia nenhuma de sucesso. “O segredo é se diferenciar”, explica Favaretto.

Ganhando dinheiro

Um dos mecanismos para lucrar com blogs é o post patrocinado, que não é recomendado pelo especialista. “Após ganhar confiabilidade, o blog perde de novo. O leitor entende o ato como um ‘jabá’ (uma opinião parcial e interesseira que visa ao lucro). Sou a favor de outros artifícios. Por exemplo, a entrevista patrocinada. Seria interessante publicar uma boa entrevista que, na mídia, poderia ser vetada e ainda conseguir patrocínio para ela”, analisa.

Outra forma é chamada de widget. “São códigos inseridos no blog que geram um conteúdo adicional, com propaganda de livros ou sites de vendas, por exemplo. Quando alguém clica e compra algo, é registrado que a venda teve origem no blog e seu dono recebe uma comissão.”

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Além disso, o blogueiro pode deixar um pedido em seu site para que, quando o leitor comprar de algum site, informar o código do blog e ganhar um desconto. Mais um vez, é gerada uma comissão. Há ainda a ferramenta chamada de addsense, que são anúncios tipo classificados em formato de links.

As hotwords, por sua vez, são palavras contextualizadas e vinculadas a outros sites. É também possível instalar banners entre os posts. Por fim, há quem consiga patrocínio para o blog, mas é um mecanismo mais difícil.