Profissional: quanto vale a sua imagem no mercado de trabalho?

De acordo com psicóloga organizacional, importância da imagem, numa escala de zero a dez, é dez

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Passar batom todo o dia, falar corretamente e saber com quem se relaciona. Tudo isso passa despercebido diante de tanto trabalho? Pois saiba que esses fatores contribuem para a sua imagem no mercado de trabalho.

“A imagem é 100% de um profissional, porque é a primeira comunicação, e aparece antes, inclusive, de abrir a boca”, afirmou a psicóloga organizacional, Rosana Bueno. “A importância da imagem, numa escala de zero a dez, é dez”.

O que é a imagem?

Segundo Rosana, está errado quem pensa que imagem é apenas a estética e limita-se ao “ser bonito ou feio”. “É um conjunto de fatores: forma de falar, como está vestido, pessoas com as quais se relaciona, como se expressa e o comportamento social”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para a psicóloga, dependendo do tipo de posição que o profissional ocupa, a imagem tem o mesmo peso que a capacitação. Uma vendedora, por exemplo, precisa estar arrumada e ter um comportamento ideal.

Um pouco de história

“Nem sempre foi assim”, disse Rosana, sobre a exigência de uma boa imagem no mercado de trabalho. “Quando a oferta de mão-de-obra aumentou muito é que começou isso mais fortemente”.

Ela deu o exemplo de um processo de contratação. “Eu posso ter um ótimo técnico com marketing pessoal e somente um ótimo técnico. Quem eu vou contratar? O que tem o maketing pessoal, porque hoje há mais acesso a MBA, pós-graduação ou mestrado”.