Publicidade
SÃO PAULO – Passar batom todo o dia, falar corretamente e saber com quem se relaciona. Tudo isso passa despercebido diante de tanto trabalho? Pois saiba que esses fatores contribuem para a sua imagem no mercado de trabalho.
“A imagem é 100% de um profissional, porque é a primeira comunicação, e aparece antes, inclusive, de abrir a boca”, afirmou a psicóloga organizacional, Rosana Bueno. “A importância da imagem, numa escala de zero a dez, é dez”.
O que é a imagem?
Segundo Rosana, está errado quem pensa que imagem é apenas a estética e limita-se ao “ser bonito ou feio”. “É um conjunto de fatores: forma de falar, como está vestido, pessoas com as quais se relaciona, como se expressa e o comportamento social”.
Masterclass
O Poder da Renda Fixa Turbo
Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Para a psicóloga, dependendo do tipo de posição que o profissional ocupa, a imagem tem o mesmo peso que a capacitação. Uma vendedora, por exemplo, precisa estar arrumada e ter um comportamento ideal.
Um pouco de história
“Nem sempre foi assim”, disse Rosana, sobre a exigência de uma boa imagem no mercado de trabalho. “Quando a oferta de mão-de-obra aumentou muito é que começou isso mais fortemente”.
Ela deu o exemplo de um processo de contratação. “Eu posso ter um ótimo técnico com marketing pessoal e somente um ótimo técnico. Quem eu vou contratar? O que tem o maketing pessoal, porque hoje há mais acesso a MBA, pós-graduação ou mestrado”.