Profissional precisa ser prevenido para manter o cargo ou a empregabilidade

Segundo gerente de Novos Negócios e Relacionamento da Career Center, empresas procuram profissional inovador

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Para manter um bom nível de empregabilidade no mercado ou para continuar no atual emprego, o profissional precisa estar atento aos movimentos da sua área de atuação e também aos da empresa na qual trabalha.

“O profissional precisa ter a carreira nas suas rédeas e ficar sempre atento verificando se os seus objetivos de carreira estão sendo alcançados e se eles estão dentro do que a empresa espera”, afirma a gerente de Novos Negócios e Relacionamento da Career Center, Priscila D’Addio.

Priscila alerta que, se a comunicação chega ao profissional, esse é um bom indicativo, afinal mostra que ele está envolvido no contexto da empresa. Por outro lado, se esse profissional não é chamado para reuniões nem participa de movimentos estratégicos da empresa, é um sinal de alerta.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Perfil requisitado

Um outra forma de o profissional ganhar destaque na empresa ou no mercado de trabalho é por meio do desenvolvimento da habilidade de inovar.

“Atualmente, as empresas buscam profissionais com perfil inovador. Uma pesquisa feita informalmente com a base de clientes da Career Center revelou que 22% dos consultados admitem que têm dificuldades em inovar”.

Segundo Priscila, um profissional inovador traz diversos benefícios para a empresa, entre eles proatividade, comprometimento e, sobretudo, resultados. Além disso, no mercado, esse profissional é bastante valorizado.

Continua depois da publicidade

Por que gerenciar a carreira?

Priscila afirma ainda que cada profissional tem uma maneira de conduzir a sua carreira, mas saber gerenciá-la é parte da responsabilidade do profissional moderno.

“Temos de lembrar que os nossos vínculos com as organizações mudaram e o autogerenciamento e a empregabilidade são atribuições de cada profissional. Exercitar essas tarefas demonstra comprometimento consigo mesmo e isso certamente será um diferencial na sua carreira e no seu desenvolvimento profissional”.

Como gerenciar?

Além de estar atento ao mercado, a empresa e ter um perfil inovador, o profissional precisa analisar outros aspectos que fazem diferença na gestão da sua carreira. Confira alguns abaixo: