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Profissional: pesquisa mostra que empresas já ajudam na educação de filhos

Para aumentar comprometimento dos colaboradores, 11% delas disseram ter concedido o benefício em 2007

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Pesquisa realizada pelo Hay Group mostra que a educação para dependentes passou a ser um benefício valorizado entre as empresas. Em 2005, 8% delas disseram que concediam o benefício ante 11%, no ano passado.

Essa é uma maneira das empresas aumentarem o comprometimento dos funcionários. Basicamente, os planos cobrem ensino médio e graduação, com 50% de prevalência para cada um. Das 113 empresas que participaram do levantamento, metade concede o benefício para a gerência e 75% para os CEOs.

No caso de educação para funcionários, 68% das empresas concedem o benefício, o que varia de 96% para a média gerência a 82% na presidência. Os planos incluem desde cursos de idioma e pós-graduação até MBA.

Outros benefícios

Além disso, entre as empresas pesquisadas, 45% concediam mensalmente o auxílio alimentação – pacote de produtos ou vale compras em estabelecimento credenciado – no ano passado, ante 37% em 2005. O crescimento se deu em todos os níveis hierárquicos. No caso de presidentes e vices, passou de 24% para 35%.

A segurança também passou a ser um item importante que as empresas nacionais e multinacionais que atuam no Basil consideram no momento de conceder benefícios. Para os CEOs, 44% possuem uma política de segurança, ante 30% em 2004.

O item de segurança mais usado é o carro blindado, variando de 84% para a presidência a 67% para diretores.

Desvalorização

Enquanto alguns benefícios têm sido valorizados, outros perdem importância com o passar do tempo. Este é o caso do auxílio-moradia. Apenas 2% oferecem o serviço, ante 5% em 2005. Há três anos, as empresas concediam o benefício também à diretoria, mas em 2007 eram apenas os presidentes e CEOs.

Veja abaixo a proporção das empresas que oferecem outros benefícios aos funcionários:

Item Proporção
1º Automóvel 96%
2º Automóvel 7%
Motorista 61%
Check Up 78%
Celular 88%
Computador pessoal 35%
Plano Médico 100%
Plano odontológico 79%
Clube recreativo 17%
Alimentação 45%
Previdência Privada 93%
Seguro de Vida 98%
Empréstimos 25%
Aquisição de ações 2%

Fonte: Hay Group