Profissional liberal também precisa saber vender

Ao escolher uma carreira, alguns optam por segmentos onde poderão atuar sozinhos; neste caso, lhes caberá a tarefa de divulgar os serviços prestados

Waldeli Azevedo

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SÃO PAULO – Optar por uma profissão é algo sempre muito complicado. Isso porque é preciso conciliar vários aspectos: fazer o que se gosta, ser remunerado de forma justa, encontrar espaço no mercado de trabalho e conciliar vida profissional com a pessoal são apenas alguns deles.

Pensando nisso, muitos optam por profissões que oferecem a possibilidade de trabalhar sozinho, como por exemplo a odontologia, fonoaudiologia, psicologia ou direito. Porém, o que muitos esquecem é que o sucesso não baterá à porta sem o principal: clientes, ou pacientes.

Em busca da clientela

Você entra na faculdade já pensando na decoração do seu novo escritório, ou consultório. Porém, com o passar do tempo, ficará claro que a realidade é bem outra: é preciso encontrar formas de divulgar seu trabalho e, assim, arrebanhar clientela!

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Para atingir esta finalidade, será preciso jogo de cintura e muita criatividade. Primeiro, você deverá encarar a profissão de frente, procurando estágios e contatos com profissionais da sua área em busca de oportunidades de aprendizado. Este é um caminho importante antes de escolher a cor das paredes de seu escritório.

No início, o “boca em boca” também será importante. É claro que amigos e familiares ficarão com a tarefa de experimentar seus serviços e de indicá-los para outros. Embora não pareça, assim pode ter início um grande empreendimento.

Qualidade e parceria

É claro que a qualidade do serviço contará muitos pontos, principalmente se você conseguir oferecer também alguns diferenciais, principalmente no atendimento e no preço.

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Para garantir um espaço para a prestação de seus serviços a um custo mais baixo, é interessante que você procure “parceiros” para dividir a área de trabalho. Um exemplo: se você é fonoaudiólogo, pode alugar uma sala em um consultório já ocupado por pediatra, psicólogo ou dentista. Desta forma, além de reduzir o custo, você poderá também compartilhar os pacientes, e dar um belo ponta-pé inicial.

Atenção aos compromissos

Um último argumento: considere o fato de que, como profissional liberal, você é quem responderá literalmente pela sua receita, e por suas despesas, incluindo aí tarifas (água, luz, telefone…) e impostos. Inclua nesta escolha o fato de não contar com remuneração pontual, ou seja, não terá mensalmente um salário depositado em sua conta, e também não contará com 13o salário, férias e FGTS. Portanto, será necessário muito trabalho para suprir tudo isto.

É claro que existem as compensações, como o fato de determinar seus próprios horários e trabalhar para o crescimento de algo seu. O fato é que tudo ficará mais fácil se você adotar uma estratégia de verdadeiro vendedor, trabalhando sua imagem e divulgando seus serviços, garantindo assim a expansão da sua carreira. Sucesso!