Profissional de TI deve possuir muito mais que conhecimento técnico

Além de conhecimento técnico, para ter sucesso é preciso ser estrategista e conhecer bem a empresa onde trabalha

SÃO PAULO – Na era do conhecimento, quem sabe lidar com a informação e com a tecnologia sai na frente. O profissional de Tecnologia da Informação (TI) – conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação -, então, têm motivos de sobra para garantir sucesso em sua carreira, certo? Errado.

Não basta conhecimento técnico para ter sucesso nesta profissão, é preciso ser estrategista e conhecer bem a empresa em que trabalha.

Entenda sua corporação

Essa dica é essencial para que o profissional que mexe diretamente com a computação no trabalho deve seguir. Somente sabendo como a empresa age e como ela “pensa”, será possível propor ações viáveis para a companhia.

PUBLICIDADE

Além disso, conhecendo bem o seu local de trabalho, ele saberá sobre seu orçamento e qual o limite quando desenvolver projetos. É necessário fazer com que o departamento de TI se ligue à empresa e a complemente, de maneira a proporcionar segurança e novas tecnologias: você está preparado para isso?

Identifique quem são os contatos

O profissional que quiser ter destaque na área de TI tem que fazer acontecer e, para isso, precisa saber por onde começar: quem contatar. Quando entrar numa empresa como essa, identifique quem está no comando ou quem aprovará seus projetos.

Depois disso, identifique em que departamento você interferirá e qual o histórico desta área com o de tecnologia da informação.

Dicas gerais

Existem outras dicas para que o profissional de TI tenha sucesso em qualquer empresa. Veja algumas delas abaixo:

  • em primeiro lugar, tenha postura profissional em todos os momentos;
  • trace metas e objetivos diários, para médio e longo prazo;
  • tenha um tempo disponível para aprender mais. Atualização deve ser constante!
  • faça sua rede de contatos e se empenhe para ter uma relação boa e de confiança com todos a sua volta.