Profissional de tecnologia tem de entender muito mais que “informatiquês”

De acordo com especialista, ele deve entender também do negócio do cliente, para poder prestar um melhor atendimento

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Apesar da área de Tecnologia da Informação (TI) estar com vagas sobrando, há poucos profissionais capacitados para ocupá-las, o que mostra que aqueles que ingressarem na carreira e se aperfeiçoarem terão grandes oportunidades.

Para se ter uma idéia, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, a demanda por pessoas da área tende a chegar a 100 mil ao ano, em todo o Brasil. E o problema existe em outras partes do mundo: no Reino Unido, o déficit de 4,2% em 2007 passou para 6,8% este ano.

Para garantir espaço neste mercado, por sua vez, o profissional precisa ter algo além das exigências básicas, ou saber mais do que o “informatiquês”, segundo o diretor da New Age Software S/A, Ricardo Aun.

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Capacitação

“Nos últimos anos, a evolução da Tecnologia da Informação, com a competitividade da economia, obrigou o profissional a se tornar especialista, mas não somente em TI. Ele deve entender também do negócio do cliente para poder prestar um melhor atendimento”, afirmou.

Como parte importante no crescimento comercial da empresa, o profissional da área tem que entender as regras do negócio, que são tão importantes como entender as linhas de códigos de tecnologia.

Inovação, criatividade, trabalho em equipe e comunicação são habilidades fundamentais para quem quer ter sucesso. “Vencerão aqueles profissionais mais hábeis, mais versáteis, mais adaptáveis e com uma gama de conhecimento geral e técnico capaz de suprir as estratégias de inovação de cada organização”, disse.