Profissional: cinco erros que o afastam do reconhecimento desejado

Em primeiro lugar, é preciso esquecer um pouco a própria agenda e dar importância ao que a empresa afirma ser prioridade

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Você chega cedo, sempre sai mais tarde e faz as atividades sem erros. Mesmo assim, ainda não conseguiu alcançar o tão desejado reconhecimento, que pode ser a porta de entrada para uma promoção ou um aumento de salário?

O problema pode ser identificado facilmente. Existem cinco erros que fazem com que, mesmo adaptado ao seu trabalho, não consiga atingir o sucesso almejado. Tentar evitá-los já é um bom começo.

Seguir a própria agenda

É claro que todos os profissionais precisam delas para organizar o dia, ou apenas para recordar dos compromissos, mas segui-la de acordo com o que você acha que é prioridade não é o mais indicado. Se você não trabalhar para o que a empresa afirma que é importante, não se tornará uma peça valiosa para a companhia.

Aprenda a investir na bolsa

Caso o objetivo seja ter visibilidade, ou ser reconhecido, esqueça a agenda própria e faça tudo para favorecer o chefe ou a empresa. Não se assuste: é comum que fique um tanto quanto “perdido”.

Pensamentos negativos

Evite falar mal do chefe ou ridicularizar as atitudes tomadas pela empresa. Assim, você estará arruinando a própria carreira. Procure não trazer o mau-humor ou a falta de perspectivas para dentro da empresa. Você acabará com a imagem prejudicada.

Tenha sempre em mente o que é mais importante, antes de colocar sua posição para os colegas de trabalho: dizer o que pensa ou ser promovido?

Reclamações ao RH

A área de Recursos Humanos na empresa tem, dentre suas funções, o papel de solucionar conflitos entre funcionários. Mas nunca se esqueça de que estes profissionais prestam serviço para a empresa e que farão de tudo para manter a imagem dela favorecida.

Reclamar para o RH sobre sua posição ou as atividades realizadas na empresa podem prejudicá-lo. Isto não significa que o RH não irá ajudá-lo em caso de problemas. Mas reclamar a todo o momento não é a solução.

Ser tão esperto

Muitos profissionais acreditam que quanto mais espertos, mais reconhecimento terão. Mas a forma como mostram esta inteligência pode passar uma imagem de arrogância ou de intolerância em relação aqueles que possuem mais dificuldades.

PUBLICIDADE

Use todo o conhecimento para dar suporte aos colegas. Uma dica é nunca dizer como as coisas devem ser feitas antes de o chefe pedir para que você faça.

Nunca saber quando sair

Alguns sinais podem ajudar a identificar este problema: tem um conturbado relacionamento com seu chefe? Não conseguiu um aumento em um longo prazo? Não tem tido êxito com projetos e clientes?

Se estes sinais soam familiares, é melhor começar a procurar um outro emprego. É sempre melhor mudar do que terminar em uma posição sem reconhecimento.