Saúde

Profissional: 10 dicas de saúde para incorporar na rotina

Mantenha uma alimentação saudável - balanceada, rica em verduras, legumes, frutas, fibras e carnes brancas e ingestão de carboidratos

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A rotina cansativa de trabalho faz com que muitos profissionais não se lembrem de cuidar da saúde. Alguns só se lembram quando sentem os primeiros sinais de que algo não está muito bem. Para evitar doenças e problemas futuros, o médico clínico e cardiologista do Vita Check-Up Center, Antonio Carlos Till, recomenda 10 dicas simples. Confira:

1. Mantenha uma alimentação saudável – balanceada, rica em verduras, legumes, frutas, fibras e carnes brancas e ingestão de carboidratos em quantidade moderada. Esse hábito auxilia na conservação do peso normal, facilitando um bom sono e evitando doenças como diabetes, infarto e hipertensão arterial.

2. Faça atividade física e não se esqueça dos alongamentos. A ideia não é tornar-se um atleta, mas manter uma atividade física aeróbica regular contribui para o controle do peso, para o fortalecimento da musculatura, para a redução da gordura corporal, além de previne doenças cardiovasculares e o diabetes, aumentar a disposição física e colaborar para o controle do estresse emocional.

Aprenda a investir na bolsa

3. Não fume. Não ter esse hábito melhora a qualidade de vida, pois previne diversos tipos de câncer, de doença cardiovascular e até mesmo de disfunção erétil.

4. Modere o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool pode influenciar negativamente a qualidade do sono, alterando o comportamento emocional e diminuindo a capacidade física. Quando consumido em excesso, as bebidas alcoólicas levam à lesão hepática e ao déficit significativo do desempenho intelectual.

5. Durma bem. O sono influencia o desempenho intelectual e a capacidade de memória e é fundamental para repor as energias. Trate esse item com atenção, procurando reservar sempre um bom intervalo de sono com qualidade. Antes de dormir, evite alguns hábitos como fazer refeições volumosas; consumir álcool em quantidades além das indicadas; trabalhar, principalmente em computador; ver TV, discutir e/ou conversar temas que fomentem ansiedade e/ou preocupação; exercitar-se fisicamente. “Criar um ambiente adequado a uma boa noite de sono, com baixa luminosidade, temperatura ideal e pouco ruído também é boa opção para dormir com qualidade.”

6. Cuide da aparência. Procure manter uma boa postura corporal, o peso controlado e proteja sua pele. Não se exponha ao sol em excesso e faça exercícios.

7. Mantenha as vacinas em dia. Adultos também se vacinam. Muita gente desconhece a importância da prevenção contra tétano, as hepatites e outras doenças evitáveis.

8. Administre o estresse. Ele até pode ser inevitável, mas pode ser gerenciado, o que minimiza seu impacto. Periodicamente, tenha um momento de lazer com os amigos e curta a família, reservando tempo para seus filhos e sua esposa.

PUBLICIDADE

9. Desenvolva outros interesses. Matricule-se em um curso de fotografia, em um clube de vinhos. Estude algo que sempre você teve curiosidade. Coloque os seus sentidos em áreas diferentes do que seu trabalho. Leia sobre assuntos diversos. Um bom romance ou uma boa história faz bem à cabeça, ajuda na qualidade de nosso sono e pode funcionar como uma grande ferramenta contra o estresse emocional.

10. E não se esqueça: faça check-up de saúde com regularidade. Conhecer o corpo ajuda na precaução de doenças e permite tomar atitudes que podem prolongar e melhorar a qualidade de vida, o que ajuda na relação consigo mesmo e com aqueles que nos amam.