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SÃO PAULO – Os profissionais costumam realizar operações perigosas do computador corporativo, segundo mostrou a pesquisa Web@Work 2007, realizada pela Websense no Brasil, Chile, Colômbia e México. A atividade mais comum é enviar documentos de trabalho para o e-mail pessoal, para realizar atividades em casa, com 56% das respostas.
Outros 15% dos funcionários entrevistados ainda confirmaram que clicam em anúncios publicitários que aparecem em sites na internet, mesma proporção daqueles que enviaram um e-mail corporativo a um endereço incorreto.
A pesquisa ainda mostrou que 8% dos entrevistados já permitiram o uso do computador do trabalho pelos familiares e amigos, tanto os localizados na empresa quanto aqueles que estão em casa. De forma acidental ou deliberada, outros 8% acessaram conteúdo adulto.
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Três grandes riscos
Gerentes de tecnologia acreditam que existem três riscos de segurança no ambiente de trabalho. O primeiro deles diz respeito ao fato de os funcionários clicarem nos anúncios publicitários, porta de entrada para vírus no computador ou na rede da companhia.
Outro grande risco é quando os profissionais permitem que um familiar ou amigo use o computador da empresa. Dessa forma, fica mais difícil controlar a entrada em sites que podem conter vírus. Além disso, por não conhecer a máquina, estas pessoas podem mexer nela e desconfigurá-la.
Na mira dos hackers, as empresas devem tomar muito cuidado com o envio de informações confidenciais. Por isso, um grande risco é o fato de os funcionários enviarem documentos a suas contas de e-mail pessoal.
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Quando o assunto é segurança, 93% dos gerentes de TI (Tecnologia da Informação) se sentem frustrados. A conduta dos funcionários, os orçamentos limitados e a segurança de TI não ser prioritária nos objetivos da empresa são os fatores que mais desagradam.
Cuidados
Para evitar problemas no trabalho com a tecnologia, e o uso da internet, veja abaixo alguns cuidados a tomar:
- Atente a sua senha: Se a sua senha for muito comum, faça um favor a você mesmo, e ao pessoal da área de suporte, trocando-a, ou as chances de seus documentos confidenciais serem acessados são enormes;
- Bloqueie seu computador: Dê logoff em seu computador, mesmo quando for a uma reunião. Esta é a melhor forma de protegê-lo, já que as pessoas precisarão de senha para reiniciá-lo.
- Resolva rápido o problema:Ao contatar a equipe de suporte, não diga apenas que o aparelho não está funcionando, mas como ele parou de responder aos seus comandos e o que estava fazendo quando o aparelho parou de funcionar. Diga se o computador deu alguma resposta de erro e qual foi.
- Salve seus documentos: Isso não significa apenas salvá-los no programa que usa, mas em pastas compartilhadas no sistema da empresa, se forem muito importantes. Neste caso, será preciso contatar a área de suporte, para que ajudem na criação da pasta.