Profissionais realizam operações de risco na web; conheça as mais perigosas

A primeiro delas diz respeito ao fato dos funcionários clicarem nos anúncios publicitários, porta de entrada para vírus no computador

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Os profissionais costumam realizar operações perigosas do computador corporativo, segundo mostrou a pesquisa Web@Work 2007, realizada pela Websense no Brasil, Chile, Colômbia e México. A atividade mais comum é enviar documentos de trabalho para o e-mail pessoal, para realizar atividades em casa, com 56% das respostas.

Outros 15% dos funcionários entrevistados ainda confirmaram que clicam em anúncios publicitários que aparecem em sites na internet, mesma proporção daqueles que enviaram um e-mail corporativo a um endereço incorreto.

A pesquisa ainda mostrou que 8% dos entrevistados já permitiram o uso do computador do trabalho pelos familiares e amigos, tanto os localizados na empresa quanto aqueles que estão em casa. De forma acidental ou deliberada, outros 8% acessaram conteúdo adulto.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Três grandes riscos

Gerentes de tecnologia acreditam que existem três riscos de segurança no ambiente de trabalho. O primeiro deles diz respeito ao fato de os funcionários clicarem nos anúncios publicitários, porta de entrada para vírus no computador ou na rede da companhia.

Outro grande risco é quando os profissionais permitem que um familiar ou amigo use o computador da empresa. Dessa forma, fica mais difícil controlar a entrada em sites que podem conter vírus. Além disso, por não conhecer a máquina, estas pessoas podem mexer nela e desconfigurá-la.

Na mira dos hackers, as empresas devem tomar muito cuidado com o envio de informações confidenciais. Por isso, um grande risco é o fato de os funcionários enviarem documentos a suas contas de e-mail pessoal.

Continua depois da publicidade

Quando o assunto é segurança, 93% dos gerentes de TI (Tecnologia da Informação) se sentem frustrados. A conduta dos funcionários, os orçamentos limitados e a segurança de TI não ser prioritária nos objetivos da empresa são os fatores que mais desagradam.

Cuidados

Para evitar problemas no trabalho com a tecnologia, e o uso da internet, veja abaixo alguns cuidados a tomar: