Profissionais: quer dar um impulso na sua carreira? Veja como a internet pode ajudar

Professora avalia a importância de se ter foco e evitar a superficialidade ao navegar na rede

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Quando os profissionais pensam em dar uma impulsionada em suas carreiras, eles lembram, basicamente, dos cursos de especialização, dos MBAs e dos intercâmbios internacionais. Esse objetivo, porém, pode também ser atingido utilizando uma simples ferramenta: a internet.

Mas como essas três letrinhas “www”, que significam world wide web ou, em tradução livre, “rede de alcance mundial”, podem efetivamente levá-lo a um ponto mais alto na sua trajetória profissional? Para responder a essa pergunta, a equipe InfoMoney contou com a ajuda da professora doutora do Núcleo de Gestão de Pessoas da ESPM, Fátima Motta, que também é sócia-diretora da FM Consultores.

Fátima afirma que para tirar proveito real da internet, os profissionais precisam ter cuidado com a relação que possuem com a rede. Para ela, o maior problema da internet, atualmente, que cada vez mais atrapalha os profissionais, são as famosas redes sociais. O tempo gasto nestes canais, de forma pouco útil, poderia ser direcionado para pesquisas de conteúdo dos mais diversos assuntos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A questão é que a internet pode, sim, ser uma grande forma de desenvolvimento profissional e pessoal, mas só será assim se os internautas souberem como utilizá-la para tal fim. As palavras de ordem na utilização da rede são: planejamento e foco, sempre evitando a superficialidade na análise dos conteúdos.

Busca de informações
Na internet há uma vasta quantidade de conteúdos, que podem acrescentar diferentes pontos de vistas aos profissionais. Fátima explica que em qualquer área de atuação os profissionais podem pesquisar na rede temas relacionados às suas atividades, levar essa pesquisa para seu ambiente de trabalho, discutir sobre o tema e aplicá-lo em suas atividades.

Na prática, o gestor de uma área pode ler conteúdos sobre liderança das mais diversas fontes e tentar aplicá-los em suas atividades. Essa atitude de levar novos pontos de vista, novos olhares, acrescenta para a equipe e mostra interesse no desenvolvimento da carreira.

Continua depois da publicidade

É possível, por exemplo, achar de forma muito simples as últimas teses de doutorado que foram produzidas nas principais universidades do País. Mas Fátima volta a alertar, de nada vai adiantar se o profissional tiver acesso aos conteúdos e não se aprofundar, sem fazer uma análise crítica.

É justamente esse olhar profundo que viabiliza qualquer ascensão na carreira. “Olhar profundamente o conhecimento que está disponível na internet, se apropriar do conteúdo, fazer conexões com sua realidade e construir um mundo além”, explica Fátima, ressaltando que só assim é possível efetivamente se desenvolver.

As informações que podem ser coletadas na internet, por si só, não fazem a diferença. É necessário se aprofundar nesse conteúdo, fazer as relações com o ambiente profissional e desenvolver algo além.

Sem fronteiras
Outra forma de utilizar é internet a seu favor é fazendo pesquisa sobre as variadas posições de trabalho existentes no mercado. Antigamente, os profissionais conseguiam visualizar apenas quais posições poderiam ocupar na empresa em que atuam. Hoje, com a internet, é possível descobrir posições, áreas e cargos em todo o mercado de trabalho que você nem sabia que existia.

Ela permite enxergar muito mais além, sendo possível descobrir uma infinidade de trajetórias de carreira. Os contatos que as redes sociais permitem também contribuem para impulsionar a carreira, mas aqui é preciso certo cuidado, lembrando que ter 1.000 “amigos” no Facebook é só uma questão de números, e não necessariamente reflete qualidade de contatos.

Quando o profissional está em busca de uma posição, ele pode estabelecer contato com qualquer empresa, já que a maioria possui perfil nas redes sociais. É possível, inclusive, entrar em contato com empresas internacionais de forma muito simples. Mas sempre considerando alguns pontos, sobretudo, o foco.

A internet permite que qualquer profissional mande currículo para um número enorme de empresas. O problema é que essa não é a forma mais adequada de usar a rede. “Não adianta nada mandar mil currículos e não colocar força naquilo que você quer”, observa Fátima. É preciso definir um cargo específico, selecionar as empresas de interesse, fazendo uma abordagem mais focada.  “Usando da forma correta, a rede propicia uma postura mais pró-ativa em relação à sua própria carreira”, diz Fátima.