Profissionais: frustração com tecnologia deve ser superada!

Diante de tantas ferramentas, eles se "desencantam"; empresas pressionam cada vez mais por comunicação em tempo real

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com a vice-presidente da Gartner, empresa de pesquisa em tecnologia, Monica Basso, muitos profissionais estão frustrados com a quantidade de ferramentas tecnológicas de comunicação com as quais têm de lidar todos os dias.

Mas este tipo de “desencanto” deve ser superado. Isso porque, segundo Monica, as companhias pressionarão cada vez mais os funcionários para uma comunicação em tempo real. Por isso, é preciso estar conectado com o que há de melhor em evolução tecnológica.

E-mail wireless

Uma forma de superar a frustração e atender as necessidades da empresa é a utilização dos e-mails acessados por equipamentos sem fio. De acordo com a Gartner, das contas de correio eletrônico existentes em wireless, 2% são de usuários corporativos.

Aprenda a investir na bolsa

“Em 2012, o e-mail wireless se tornará uma commodity e terá características padrão. Ele será enviado em grande volume com preços muito reduzidos”, afirmou Monica.

Um termo que acompanhará a evolução do uso do e-mail por equipamento sem fio é convergência.
“A convergência irá acontecer do lado do cliente, ocultando a complexidade da tecnologia para os usuários e deixando o foco no conteúdo das mensagens. Em 2017, wireless e-mail será totalmente integrado com outras ferramentas de mensagens interpessoais, convergindo comunicações”, disse.

Conectado?

A tecnologia está por toda a parte e qualquer pessoa que se opor a esta realidade poderá não ter sucesso no mercado de trabalho. Teste abaixo qual a sua afinidade com o assunto. Se ela for zero, é melhor buscar ajuda, ou seu posto poderá estar ameaçado diante das exigências das empresas:

  • Internet: você sabe navegar? Isso implica em saber quais sites são confiáveis! Consegue enviar e receber e-mails? Paga contas e compra pela internet? Programa suas viagens e momentos de lazer pela rede? A afirmação positiva a todas estas questões mostra que você tem afinidade com uma das tecnologias mais importantes.
  • Termos: a banda larga faz com que a internet se torne mais rápida, blogs são como diários on-line e o skipe é um programa de conversa pela internet. Já os softwares são programas, como o Word, e hardwares são equipamentos. Isso tudo parece grego para você? Então procure se informar sobre os termos relacionados à tecnologia.
  • Equipamentos: Você sabe usar uma impressora? E um fax? Uma máquina digital? Você sabe usar seu celular, além de atender e fazer chamadas? Sabia que ele possui ferramentas de agenda e de calculadora? Caso contrário, você tem a desculpa de que existem muitos modelos no mercado. Mas tente gravar, ao menos, funções dos equipamentos.