Profissionais: está mais difícil conseguir aumento de salário!

Pesquisa mostra que empresas estão mais rigorosas na análise de desempenho para concessão de aumento

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Está mais difícil para os funcionários medianos conseguirem aumento de salário, segundo revelou a Pesquisa de Aumentos Salariais, realizada pela Hewitt Associates do Brasil. Isso porque, se em 2006 apenas 55% das empresas adotavam matriz de mérito, em 2007 esse número saltou para 61%.

“A matriz por mérito é aquela que mede o desempenho do funcionário para concessão de aumento. As empresas estão diferenciando melhor para quem aumentar o salário”, afirmou a consultora sênior de remuneração da Hewitt, Patrícia Hamai.

Melhores profissionais

Ainda de acordo com os dados, enquanto em 2006 apenas 28% das empresas treinavam os gestores para saberem para quem e como dar aumento de salário, em 2007 a prática é usada por 42% das 90 companhias entrevistadas durante o período de abril a agosto deste ano.

Continua depois da publicidade

“Por isso, somente os melhores profissionais estão conseguindo aumento. Para aqueles mais medianos, sem um desempenho tão bom, não está tão fácil”, afirmou Patrícia.

Orçamento

A pesquisa mostra que o orçamento projetado pelas empresas para concessão de aumento por mérito para executivos foi de 4,4% da folha de pagamento em 2007. Para 2008, as empresas destinarão 4,1% para esta finalidade.

Para supervisores e administradores, foram destinados 4% para 2007 e serão alocados 4,1% em 2008. Já na categoria operacional, foram 2,9% da folha de salário para aumentos em 2007 e serão 3,2% no ano seguinte.

Negociação

De acordo com Patrícia, para os profissionais conseguirem aumento, não é preciso apenas investir em especializações e cursos. “Ele tem que saber fazer com que o conhecimento se transforme em desempenho real, ou a empresa não vai valorizá-lo”, afirmou.

Além de se especializar, o profissional deve saber como pedir aumento. Veja algumas dicas abaixo: