Profissionais e empresas devem aproveitar mercado aquecido para crescer juntos

De acordo com especialista, as melhores oportunidades podem estar dentro da própria organização

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O mercado aquecido intensifica a procura por mão-de-obra. Neste momento, os profissionais ficam tentados em procurar novas oportunidades, enquanto as empresas iniciam seus processos seletivos para encontrar futuros colaboradores. Ao fazer isso, ambas as partes perdem a oportunidade de crescer juntas e aproveitar a situação econômica favorável.

Segundo o diretor de Recursos Humanos para América Latina da CH2M Hill, Jaime Martins, nesta situação de mercado aquecido, é normal que as pessoas se sintam atraídas por promessas de melhores salários e cargos e troquem um emprego promissor por outro incerto.

Para Martins, os processos de seleção das empresas nem sempre refletem a realidade da empresa, já que não garantem que o profissional se adaptará à cultura existente ou mesmo se terá um bom relacionamento com seu líder. Ele afirma ainda que trocar de emprego pode fazer com que os problemas aumentem, se as razões objetivas da mudança não forem bem analisadas.

Aprenda a investir na bolsa

Contratação nas empresas
Muitas empresas contratam novos colaboradores para cargos importantes, por não quererem lidar com questões internas e por considerarem que o candidato externo oferece mais vantagens. De acordo com Martins, as melhores oportunidades podem estar dentro da própria organização, tanto para a empresa quanto para os profissionais.

É necessário que haja uma conversa entre as partes para identificar os potenciais, conhecer os pontos fortes e trabalhar juntos nos pontos fracos. As companhias devem conhecer o perfil dos diferentes membros de sua equipe e apostar no desenvolvimento de seus colaboradores.

Aos profissionais
Já os profissionais podem planejar suas carreiras de forma cuidadosa. Para começar, devem estar conscientes do que gostam de fazer e do que gostariam de fazer no futuro.

O segundo passo é analisar as tendências do mercado e a situação de seu empregador. A empresa está alinhada com o momento de crescimento? Quais oportunidades serão geradas no futuro? Estas oportunidades estão de acordo com suas expectativas? Com base nestas informações, os colaboradores podem estabelecer seus objetivos de carreira.

Aproveitar oportunidades
Ao antecipar as necessidades de mão-de-obra da empresa, o profissional pode compará-las com seus interesses profissionais e preparar-se para aproveitar as oportunidades que surgirão.

É importante também que a pessoa conheça suas deficiências, como falta de domínio em um segundo idioma, de habilidade de comunicação, entre outros. 

PUBLICIDADE