Profissionais apontam motivação como principal desafio da liderança

Resultado de enquete ainda mostra que gerar resultados e ser visionário estão entre grandes problemas enfrentados

SÃO PAULO – Os líderes apontam a motivação como o principal desafio do cargo, segundo revelou enquete realizada pela empresa especializada em Recursos Humanos SEC Talentos, na qual 27% dos respondentes indicaram o fator como principal problema da liderança.

De acordo com a diretora da empresa, Vivian Maerker Faria, o resultado da enquete mostra que os gestores estão mais cientes de seu papel: motivar.

“Ser líder é envolver a equipe nos objetivos da empresa, tomar esses objetivos comuns a todos, comprometendo seus colaboradores com os clientes, a partir de metas e tarefas estabelecidas. É conseguir o envolvimento das pessoas, para que não trabalhem mecanicamente e dêem o melhor de si”, disse a diretora.

Gerar resultados

PUBLICIDADE

A enquete ainda revelou que o segundo principal desafio destes profissionais é gerar resultados. Das pessoas que responderam a enquete, 18% indicaram este como o segundo maior problema da liderança.

E isso somente é possível com motivação, ou seja, quando o líder sabe reconhecer os pontos fortes dos colaboradores, destaca-os e ainda consegue somar os pontos de cada membro da equipe, sem desanimá-los.

Outros desafios

Ser visionário também está entre os maiores desafios deste profissional. Com 17,2% das respostas, adiantar-se quanto ao futuro e perceber as tendências estão entre as dificuldades encontradas ao assumir a condição de líder.

Por outro lado, com menor número de respostas, estão itens sobre o relacionamento entre os funcionários. Apenas 5,6% dos líderes consideram o fato de administrar as diferenças de personalidade como um desafio. Além disso, 11,2% deles ainda têm como problema administrar conflitos.