Profissão: preocupação com meio ambiente faz biólogos ganharem destaque

"Biólogo tem importante papel para que educação ambiental possa ser difundida", diz especialista em Biologia Vegetal

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A preservação do meio ambiente tem sido uma das preocupações constantes da população mundial nos últimos anos e, em meio a esse cenário, uma profissão ganha destaque: a de biólogo. “Cada vez mais a atuação do biólogo vem sendo reconhecida como fundamental para que os problemas da exploração descontrolada do meio ambiente possam ser atenuados”, afirmou o biólogo especializado em Biologia Vegetal, Carlos Rodrigo Lehn.

Conforme ele explicou, a prática da educação ambiental ainda é muito pouco fomentada no Brasil, apesar de a Constituição Federal a incluir de forma multidisciplinar em todos os níveis de ensino. “O biólogo tem um importante papel para que a educação ambiental possa ser difundida e praticada, mas só obteremos algum êxito quando todos dermos a nossa contribuição para a conservação de nosso patrimônio natural”.

Apesar de ser um profissional essencial para a preservação do meio ambiente, o biólogo encontra um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Realidade

Aprenda a investir na bolsa

As regiões Sul e Sudeste estão saturadas de biólogos, enquanto as demais oferecem diversas oportunidades. Mais de 70% dos profissionais atuam na educação, enquanto poucos vão além. “Dessa forma, acredito que, com muita dedicação e empenho, é possível sim construir uma carreira de sucesso em qualquer ramo da Biologia”, afirmou Lehn.

Existem pelo menos 50 áreas nas quais os biólogos podem atuar, sendo as mais conhecidas a de educação, setor público – Prefeituras, Secretarias de Meio Ambiente, Universidades, IBAMA – e no setor privado, como gestor e consultor ambiental, sendo que, para atuar neste último, é preciso estar vinculado ao Conselho Regional de Biologia.

Em relação à formação profissional, de acordo com Lehn, é importante que o profissional comece com uma graduação, mas que, principalmente, faça diversos estágios, inclusive no período de férias, e participe de projetos de pesquisa. “Esta é uma etapa muito importante, pois este é o momento em que devemos criar familiaridade com a Biologia e, desta forma, escolher a área a seguir”.

Especialização

Assim como em qualquer área, após a graduação, é importante buscar uma especialização. Dominar um idioma além do nativo, como o inglês, por exemplo, pode abrir muitas portas.

A especialização é bastante importante devido à dinâmica desta profissão e os cursos a distância são opção para quem não tem tanto tempo disponível. “O biólogo estuda a origem, a estrutura e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente”, afirmou o diretor-executivo do Portal Educação, que abriga o Portal Biologia, Ricardo Nantes.

“Para que o biólogo atinja seus objetivos, é fundamental que esse profissional atualize suas informações e esteja a par das freqüentes novidades da sua área”, concluiu.

PUBLICIDADE