Profissão do futuro: cuidar do meio ambiente!

População mundial já tem consciência de que é preciso cuidar do planeta, o que se reflete no mundo profissional; veja qualidades para seguir a carreira

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Até pouco tempo atrás, pensar nas condições do planeta Terra limitava-se a pesquisas dispersas e acordos internacionais não cumpridos. A situação, porém, está mudando, e a própria população mundial já tem se revelado a favor da manutenção das condições do planeta.

E isso já tem se refletido, inclusive, no mundo profissional. Pensar em novas tecnologias, produtos a serem lançados no mercado e serviços para os consumidores já implica em fazer com que isso não prejudique o meio ambiente. E, para isso, surgem novos profissionais.

Quem são eles?

Formados em cursos como gestão ambiental, geografia e turismo, eles são responsáveis por analisar e buscar alternativas para amenizar o impacto ambiental que as empresas provocam. Fazem com que elas gastem mais ou poupem para conquistarem os consumidores preocupados com a causa.

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com o presidente executivo do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Luiz Gonzaga Bertelli, pessoas preocupadas com o futuro profissional devem atentar a esta nova realidade, que já muda os valores da sociedade.

“Esse cenário merece atenção dos jovens em início de carreira, pois abre novas e promissoras perspectivas profissionais, para atender a uma demanda em franco aquecimento”, disse o presidente à revista Agitação, do CIEE.

Interessados devem abraçar causa

Esta pode ser uma boa alternativa para quem está cansado do trabalho e se preocupa com o meio ambiente. Mudar para uma carreira como esta requer conhecimentos sobre problemas ambientais. Um bom curso de geografia e de gestão ambiental pode ajudar quem quer trabalhar com algo em prol da sociedade.

Além de ser um trabalho detalhado, mas que mostra responsabilidade social, ele ainda é promissor. Pessoas em início de carreira ou que buscam um diferencial no mercado de trabalho podem investir em uma especialização nesta área e aumentar suas possibilidades de obter sucesso.

O profissional deve ter vocação para lidar com pessoas e poder de persuasão. Afinal, pode não ser fácil convencer grandes empresários a gastar mais em prol do meio ambiente. Também precisa de conhecimentos ligados à natureza e às culturas mundiais. Saber algumas leis ambientais é fundamental, bem como sobre processos de reciclagem e de decomposição natural dos materiais.