Produção da indústria paulista cresce 6,2% em janeiro, segundo Fiesp

Levantamento feito em parceria com Ciesp mostra aumento de 2,2% no acumulado em 12 meses; salários caíram 6,6%

SÃO PAULO – A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em parceria com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), informou que o nível de atividade da indústria paulista registrou alta de 6,2% em janeiro.

O número, referente à passagem mensal, faz parte de um relatório divulgado nesta terça-feira (3). O INA (Indicador de Nível de Atividade) detectou avanço de 2,2% na produção em 12 meses e queda de 15,7% frente ao mesmo período de 2008 – na série sem ajuste sazonal.

Além do estudo realizado em janeiro, a nota trouxe ainda a versão revisada da pesquisa feita na passagem de novembro e dezembro, quando a atividade industrial encolheu 5,2%. Na série sem ajuste sazonal, o recuo foi de 17,3%.

Capacidade instalada

PUBLICIDADE

O NUCI, índice que mede o uso de máquinas e equipamentos, indicou aumento no percentual entre dezembro e janeiro, indo de 75,9% para 76,6%. Na comparação com o primeiro mês de 2008, essa taxa encolheu 4,8 pontos percentuais.

O setor que registrou o maior índice de capacidade instalada foi o de outros equipamentos de transporte, com 89,1%. Na ponta oposta está o refino de petróleo, coque e produção de álcool, com 52%, e material eletrônico, com 64,3%.

O salário real médio em janeiro de 2009 caiu 6,6% na passagem mensal. Sobre o mesmo mês do ano anterior, ocorreu aumento de 4,1%.