Procurar emprego nas férias pode ser uma boa opção

Muitas empresas aproveitam a época para planejar novas contratações; empresários, mais disponíveis, mostram maior interesse pelos candidatos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Engana-se quem acredita que não vale a pena procurar emprego no período das férias. Por mais tentadora que pareça a possibilidade de aproveitar o período com a sua família sem se preocupar com a procura de um novo emprego, esta pode não ser uma boa decisão profissional.

Muitas empresas aproveitam esta época do ano, em que a atividade diminui, para preparar o orçamento para o ano seguinte, e planejar novas admissões. Como os processos de contratação são longos, se houver necessidade imediata de um profissional, muito provavelmente o departamento de Recursos Humanos não irá esperar até o final das férias.

Mais disponíveis e interessados

Por sua vez, como muitas pessoas acreditam que não vale a pena procurar emprego nesta época do ano, a oferta de candidatos acaba sendo menor, o que favorece quem se mantém ativo procurando uma vaga.

Aprenda a investir na bolsa

Da mesma forma, o número de currículos enviados também tende a diminuir, de forma que esta pode ser a sua chance para enviar algo diferenciado. Ele pode acabar recebendo mais atenção do que em outras épocas do ano.

Esta também é uma boa época para estabelecer ou retomar contatos. Isso porque os profissionais que não tiram férias nesta época estão mais disponíveis, com mais tempo, devido à diminuição da atividade da empresa. Aproveite para agendar um almoço com aquele executivo amigo seu, que havia prometido lhe dar uma força e agora pode ter mais tempo, já que a atividade da empresa diminuiu.

Empresas em expansão

Além disso, é de se esperar que as empresas que estejam procurando ativamente funcionários nesta época do ano sejam as que estão em fase de crescimento, ou que tiveram um bom desempenho no ano que está acabando. Caso contrário, é mais provável que estivessem revendo as contas para encontrar uma forma de pagar fornecedores, ou negociando com os bancos!!

Diante disso, estas empresas podem estar mais aptas a uma negociação mais generosa do seu salário. Quem sabe o espírito de Natal não contagiou a todos, e você consegue até um salário um pouco maior? Afinal, a maioria das pessoas tende a ficar mais generosa nesta época do ano, e você não tem nada a perder.

Mais vagas temporárias

As férias também oferecem muitas oportunidades para vagas temporárias. E, por mais que, como o nome sugere, não seja uma solução definitiva, pode ser uma ponte para este fim. Algumas empresas optam por contratar funcionários temporários para cobrir as férias de funcionários, e essa pode ser uma oportunidade para você mostrar do que é capaz.

Ainda que precisem da colocação, muitas pessoas não encaram o trabalho temporário com o profissionalismo necessário. Assim, quem adota uma atitude pró-ativa e participativa pode acabar se destacando, e, quem sabe, até consegue substituir aquele funcionário em tempo integral que já não estava tão motivado, ou que optou por trocar de empresa? Boa sorte.

PUBLICIDADE