Procurando emprego temporário? Shopping pode ser boa opção!

Seja para incrementar a renda ou obter experiência, o fato é que shoppings brasileiros oferecerão 93 mil vagas no final de 2007

SÃO PAULO – Seja para incrementar o orçamento, seja para obter alguma experiência profissional, muitas pessoas apostam no emprego temporário. Com o vínculo empregatício com os dias contados, esta também é uma oportunidade para complementar a rede de contatos – chamada de networking.

E para quem já está a procura desta oportunidade para conseguir lidar com as contar típicas de final de ano e início do outro, como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbana) e IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), os shoppings podem ser uma boa opção.

Mais de 90 mil vagas

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) mostram que, somente neste final de ano, as lojas dos 640 mil shoppings do Brasil abrirão 93 mil vagas temporárias, o que representa crescimento de 9% a 10% em relação a 2006 (84,4 mil).

PUBLICIDADE

A distribuição das vagas está vinculada à regionalização da rede física dos shoppings pelo país: 53,58% no Sudeste, 20,90% no Sul, 16,40% no Nordeste, 2,09% no Norte e 6,7% no Centro-Oeste.

Dentre as vagas, estão desde Papai Noel e auxiliares até balconistas, vendedores, repositores de estoques, caixas, empacotadores, seguranças e outros. Os níveis de escolaridade exigidos variam de primeiro a segundo grau completos.

Oportunidade de emprego

O trabalho temporário, se bem aproveitado, pode virar um emprego fixo. De acordo com dados da Alshop, chega a ser de 30% a possibilidade de efetivação dependendo da performance do candidato no período.

Os shoppings são uma boa alternativa, porque o desempenho pode ser medido de acordo com valores. Nas lojas, se as pessoas vendem mais, o que significa bom empenho, ganham mais comissão e aumentam as chances de se fixar no emprego.

Além disso, como existem várias lojas ao redor da que o funcionário temporário trabalhará, mesmo que não seja contratado para aquela na qual ficou no período, poderá conseguir indicações, dependendo também do próprio desempenho e conduta.