Procurando emprego? Saiba se você está se candidatando para as vagas corretas

Segundo especialista, é indicado que o profissional envie o seu currículo para vagas que atendam no mínimo 70% as exigências

SÃO PAULO – Um dos principais erros de quem está procurando uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho é não olhar os pré-requisitos da vaga, dizem especialistas.

Além disso, segundo a consultora de RH (Recursos Humanos) da Catho Online, Daniella Correa, muitos profissionais se candidatam para vagas sem conhecer a empresa e sem avaliar se a oportunidade atende o plano de carreira, para que tenha perspectivas a médio e longo prazo na organização.

Como consequência, em muitos casos, o candidato acaba desistindo da vaga durante o processo seletivo.

PUBLICIDADE

Exigências
No geral, orienta Daniella, o profissional deve analisar se atende às exigências da vaga, tais como formação, conhecimentos técnicos e experiência e observar se a oportunidade atende em, pelo menos, 70% as suas exigências.

“É importante identificar se a vaga está de acordo com seu plano de carreira e financeiro. Outros pontos que deverão ser avaliados são os salários e os benefícios. É indicado que o profissional envie o seu currículo para vagas que atendam no mínimo 70% as exigências”, diz.

Falta de objetivo
Outro erro cometido eventualmente por quem está procurando emprego é a candidatura para mais de uma vaga da mesma empresa. Neste caso, segundo a consultora em RH do Grupo Soma Desenvolvimento Corporativo, Juliana Saldanha, se o profissional se candidata para vagas diferentes, ele pode denotar falta de objetivo e foco para o recrutador.

“A pessoa pode até ser chamada para uma entrevista, mas terá de explicar porque se candidatou para mais de uma vaga. Assim, o melhor é ter critério na hora da escolha”.

Por outro lado, se as vagas tiverem perfis parecidos, a candidatura pode se transformar em uma aliada, já que pode demonstrar grande interesse por parte do profissional em ingressar naquela organização, completa Daniella.