Procura um novo emprego? Cuide da aparência antes de mandar currículo

Para 83% dos profissionais de RH, apresentar-se com a barba feita, por exemplo, é vital para causar boa primeira impressão

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Para 84% dos profissionais de Recursos Humanos, as pessoas que se vestem bem e cuidam da aparência conseguem crescer mais rapidamente no mercado de trabalho.

A revelação consta de uma pesquisa realizada pela Harris Interactive com 500 profissionais da área de RH. Revelou-se também que, quando o assunto é a primeira impressão, 90% afirmam que dão mais importância à aparência do que à firmeza na hora de cumprimentar com as mãos.

Por que a aparência?

“A sua aparência causa impacto direto na forma como você se sente, na sua confiança e auto-estima”, explica o consultor de negócios, Mark Jeffries.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Esta é uma verdade tanto para os homens que estão à procura de uma oportunidade de trabalho quanto para aqueles que já estão empregados. Ao mesmo tempo, pequenos detalhes, como fazer a barba e se vestir bem – o que, não necessariamente, significa usar roupas caras – demonstram o profissionalismo e a confiança do profissional”.

Segundo 90% dos profissionais de RH, os candidatos às vagas de emprego que direcionam um tempo maior aos cuidados da aparência denotam confiança, ao passo que candidatos que aparecem com o cabelo despenteado para a entrevista de emprego, por exemplo, demonstram falta de profissionalismo. Isso sem falar que mais da metade dos entrevistados creem que isso demonstra falta de interesse pelo cargo.

O problema é que, apesar de as pessoas saberem da importância da boa apresentação, um a cada cinco candidatos, em média, pouco se arruma para participar dos processos seletivos. Fazer a barba foi identificado pelo estudo como algo crítico, já que 83% dos entrevistados disseram que apresentar-se com o rosto limpo é importante para causar uma boa primeira impressão.