Processo de seleção: como dizer “não” ao escolher entre duas empresas

Para não "fechar portas", nunca iluda os selecionadores. Peça tempo para decidir e agradeça as oportunidades

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Imagine a situação de você ser escolhido em duas seleções de emprego. Sua segunda opção, no entanto, ofereceu a oportunidade primeiro, enquanto a empresa que estava em seus planos não tinha se decidido ainda.

Neste caso, devido ao horário e ao fato destas empresas serem concorrentes, você precisará dizer “não” para uma delas. O momento é bastante delicado, mas o que você deve ter em mente é que não pode “fechar portas” em nenhuma delas.

Na seleção, não iluda!

A pior atitude a ser tomada é dar a impressão, para a empresa, de que ela pode contar com você, o que poderá não acontecer na realidade.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E, por este motivo, deve dizer que está à procura de oportunidades em outros lugares. Não esconda isso de seu selecionador, caso ele lhe pergunte. A maioria das empresas aprecia a honestidade acima de tudo.

Tempo para pensar

Enquanto a empresa em que você deseja trabalhar não lhe disse que será contratado, tente ganhar tempo com a “menos favorecida”, a qual já fez o convite. Diga que você está muito agradecido pela oportunidade, mas que precisa de alguns dias para conversar com a família.

Neste mesmo momento, ligue para a outra empresa e explique que recebeu uma oferta. Se não obtiver nenhuma resposta ou indicação de que será contratado, alguns selecionadores indicam que aceite a oferta já feita pela outra empresa.

Continua depois da publicidade

E se a resposta for positiva?

Caso a resposta seja positiva, você deve ligar imediatamente para a empresa que lhe fez a oferta primeiro e dizer que recebeu uma proposta de outra companhia, que se adapta mais ao seu perfil. Agradeça sempre a oportunidade e diga, sinceramente, porque desistiu da vaga.

Neste momento, coloque-se aberto a negociações. Se irá para o outro emprego porque ganhará mais, diga isso para a empresa que recusou, pois eles podem fazer uma outra proposta.