Primeiro emprego: você sabe onde estão as oportunidades?

Pesquisa mostra que elas estão mais escassas; diante disso, saiba que as oportunidades se fazem de acordo com o que você quer e com o seu perfil

SÃO PAULO – A busca por uma colocação no mercado de trabalho se torna cada vez mais difícil para quem não tem nenhum tipo de experiência. Um dado que ilustra esta realidade é o de que em 2000, 18,3% do total de contratações era para o primeiro emprego, enquanto em 2005 este índice caiu para 16,4%, segundo dados do Senai.

É claro que a falta de experiência traz prejuízos, mas será que você tem procurado a oportunidade no local ou no momento certo?

Idade conta muito

De nada adianta querer trabalhar na linha de produção de uma fábrica se você tem apenas 16 anos de idade. O trabalho é muito pesado e a pessoa que contrata ao certo não o dará esta oportunidade, já que poderá trazer muitos riscos pois você ainda não responde por seus atos.

PUBLICIDADE

Neste caso, o melhor é procurar um trabalho mais leve, como no comércio de um amigo. A procura pela primeira colocação se torna difícil se você busca o que sonha, mas não tem noção de que ainda tem muito o que fazer para chegar lá.

Seu perfil deve se encaixar com o do trabalho. Antes de ir a qualquer tipo de entrevista ou encontro, veja se o que procura ou precisa está lá. O trabalho é coerente com sua idade? E com suas condições físicas?

Análise regional

A pesquisa “Caracterização das Admissões na Indústria”, do Senai, mostra que as regiões que contratam mais pessoas que procuram o primeiro emprego são o Sul e o Sudeste do País, no caso da Indústria. Por isso, quem está a procura deste tipo de serviço deve ir para estes locais, se não conseguir uma primeira oportunidade onde mora.

Com relação à prestação de serviços, por exemplo, de nada adianta ficar em uma micro cidade do interior se sua pretensão é trabalhar com o setor hoteleiro. As pessoas não costumam seguir pontos turísticos atrativos? Se isso não tem na sua cidade, e você quer sucesso profissional, terá que mudar.

As oportunidades não dependem somente da situação econômica do País ou do número de empregos gerados e criados na sua região….elas dependem também de você!!! Procure o lugar certo e o emprego certo que poderá ter mais sucesso.