Primeira entrevista de emprego? Veja as perguntas mais freqüentes

Depois da apresentação, é hora de falar sobre a carreira. O que já fez? Quais os objetivos? Tenha respostas em mente e boa sorte!

SÃO PAULO – Ingressar num mercado de trabalho tão concorrido é bastante difícil para quem não tem experiência. Por isso, no primeiro contato com a empresa, ou seja, na entrevista, o desempenho do candidato deve ser muito bom.

Para isso, é preciso que você se antecipe quanto ao que acontece, freqüentemente, nesta etapa do processo seletivo. Veja abaixo as perguntas mais comuns e os assuntos em pauta nas entrevistas.

Falar sobre você
No começo, é preciso se apresentar. Quando chegar sua vez, nada de refletir sobre o existencialismo e sobre sua família. Diga apenas seu nome, idade, onde nasceu, onde mora e o que já fez (cursos, eventos e outros).

PUBLICIDADE

É comum que perguntem seus pontos fortes e fracos, e você deve responder aquilo que é universalmente desejado e reconhecido, como pró-ativo e responsável como positivo e perfeccionista e exigente demais como negativo.

Perguntas sobre qual seu ritmo, quais decisões são difíceis para você, que tipo de ambiente o agrada devem ser respondidas de acordo com o perfil da empresa, como você já deve ter pesquisado antes de ir para a entrevista. Caso não tenha esta resposta, diga apenas aspectos positivos, o que lhe trará boas impressões.

Também podem ser perguntados sobre o último livro e filme que já leu e qual sua visão deles. Antes de sair de casa, já pense no que irá dizer, para não ser surpreendido e nenhuma idéia vir em mente.

Carreira
Perguntas sobre carreira serão feitas logo em seguida: o que você já fez? Cite cursos e mostre no que eles lhe ajudaram, já que não tem experiência. Complemente dizendo que está à procura do primeiro emprego e de desafios.

Nesta fase também poderão ser realizadas perguntas sobre seus objetivos. O que você pretende no curto prazo? Responda com clareza: ser um bom vendedor, gerente de uma multinacional. E no longo prazo? Aqui você deve mostrar que tem um plano de carreira consistente e que a empresa irá ajudar para isso.

Vaga
Por que devemos contratá-lo para esta vaga? Responda com os benefícios que trará para a empresa: bom desempenho e geração de lucros. Diga também que está disposto a realizar o melhor tipo de trabalho e de crescer junto com a empresa.

Você conhece a empresa? Se a entrevista foi marcada com antecedência e você não sabe esta resposta, pode ter certeza que mostrou total desinteresse na vaga. Isso porque existem meios muito fáceis de ter informações sobre a empresa e é praticamente sua obrigação buscá-las.

Você mudaria de cidade? E de país? Diga somente a verdade, como deve ser feito em todo o momento da entrevista, para não se surpreender com um convite irrecusável no meio do caminho e complicar sua vida pessoal.

Estas perguntas são apenas algumas feitas com frequência em entrevistas e, por isso, não são regras nem vistas em todas elas. Por isso, é sempre bom se preparar para tudo, colhendo o máximo de informações sobre a empresa e sobre seus objetivos pessoais.

Perfil
É importante sempre ter em mente que caprichar na resposta ou se destacar numa entrevista a emprego não significa “representar”. Você não deve “criar” um personagem que não existe, mas sim vender sua própria imagem da melhor maneira possível.

Mentir sobre seu perfil poderá colocá-lo em uma situação bastante desagradável no futuro. Imagine: após ser admitido, a empresa espera por um profissional que você demonstrou ser, mas que na realidade não tem muito em comum com o esperado.