Primeira chance: a empresa certa para garimpar um emprego sem experiência

Jovem talentoso, bem formado, mas sem experiência? Fique calmo, pois existe lugar para você no mercado

SÃO PAULO – Para quem não tem nenhuma experiência, se formou há pouco tempo e, apesar do talento reconhecido pelos professores e colegas na faculdade, não consegue trabalho, existe esperança? De acordo com o sócio-diretor das empresas Asscont Assessoria Contábil e Auditoria e Transearch Brasil Consultoria em Recursos Humanos, Antonio Carlos Lopes, a resposta é positiva. No entanto, segundo ele, os iniciantes devem procurar nas empresas certas.

Isso porque muitas companhias erram ao querer contratar um indivíduo bem formado, cheio de idéias e com vasta experiência, que será a resposta para todos os problemas da empresa. Elas já estão notando que, quando esse “super” funcionário vai embora, fica uma lacuna, pois, geralmente, não há ninguém para substitui-lo.

Percepção da empresa

Para a sorte dos jovens talentosos e sem experiência, há empresas que estão investindo mais na busca de talentos. “Elas garimpam os melhores, se empenham em oferecer programas de recrutamento e treinamento eficazes e acabam saindo na frente”, garante Lopes.

PUBLICIDADE

Segundo ele, os empresários precisam ter a consciência de que o melhor caminho é criar uma política de “pescar” os bons ainda sem experiência, porém com algo que possa fazer a diferença lá na frente. “Se cada empresa pudesse quantificar o talento que tem “guardado” em casa, esperando amadurecimento, seria muito importante para entendermos como elas se posicionam em relação ao futuro”, diz o sócio-diretor.

Portanto, não fique frustrado quando for barrado na porta de entrada pela falta de experiência. Pesquise empresas com essa nova mentalidade e aposte nelas.