Previdência Social incentiva empresas a investirem em prevenção

Por conta dos altos gastos com acidentes de trabalho, a Previdência Social deverá reduzir pela metade alíquota do SAT

SÃO PAULO – O Ministério da Previdência Social (MPAS) decidiu incentivar as empresas na prevenção contra acidentes de trabalho. De acordo com a proposta, as empresas que investirem em prevenção poderão ter a alíquota do Seguro contra Acidentes de Trabalho (SAT) reduzida pela metade.

Já as empresas que não se preocuparem com a segurança de seus funcionários poderão até mesmo pagar a contribuição em dobro, que atualmente equivale entre 1% e 3% da folha de pagamento de salários das empresas.

Estatísticas

Acontece que o gastos com os acidentes de trabalho custam ao País cerca de R$ 23,6 bilhões ao ano, o equivalente a 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Este gasto é direcionado para o pagamento de benefícios como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e investimentos em reabilitação profissional, que a cada ano devolve ao mercado de trabalho cerca de 20 mil segurados. Além disso, ainda há os custos gerados pelo tempo de afastamento do funcionário e despesas com saúde.

Dados da Previdência mostraram que anualmente 3,5 mil pessoas morrem em decorrência de acidentes de trabalho. Além disso, mais 15,5 mil ficam incapazes, parcial ou totalmente, para continuarem desempenhando suas funções no trabalho. Por último, 150 mil se afastam do trabalho por um período superior a 15 dias por conta do acidente.

PUBLICIDADE