Previdência: pagamentos de benefícios de até um mínimo têm início nesta terça

Beneficiários com cartão de final 1 recebem nesta quarta, os com final 2, na quinta e assim por diante, até o dia 7 de abril

SÃO PAULO – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia, nesta quarta-feira (25), o pagamento antecipado dos benefícios de até um salário mínimo referentes ao mês de março.

Até o dia 7 de abril, serão pagos cerca de 17,8 milhões de benefícios de até um salário mínimo para detentores de cartões com finais 1 a 0 e cerca de 8,3 milhões para quem recebe acima do piso.

Calendário de pagamento dos benefícios

Pelo acordo firmado em 2007 entre o então ministro da Previdência, Luiz Marinho, e os bancos, todos os benefícios com finais de um a cinco e com valor de até um salário mínimo devem ser pagos, mensalmente, nos últimos cinco dias úteis do mês.

PUBLICIDADE

Para todos os outros beneficiários, inclusive os que recebem acima do piso nacional, o pagamento continua sendo feito nos cinco primeiros dias úteis de cada mês.

Assim sendo, independentemente da forma de pagamento (cartão magnético ou conta-corrente), os beneficiários com final 1 (desconsiderando-se o dígito) recebem nesta quarta, os com final 2, na quinta-feira (26), e assim por diante, de acordo com a tabela abaixo:

Final do benefícioData do pagamento
125/03
226/03
327/03
430/03
531/03
61/04
72/04
83/04
96/04
07/04

Fonte: Previdência Social

Acordo

No acordo realizado, ficou decidido que, para evitar o acúmulo de pessoas nos bancos em dias de expediente reduzido, são considerados dias úteis apenas aqueles em que o expediente bancário seja realizado com horário normal de atendimento.

Restituição

Vale lembrar que também nesta folha de março está incluída a restituição para 1,2 milhão de beneficiários que tiveram descontado a mais o Imposto de Renda Retido na Fonte.