Pressão no trabalho? Analise as causas, mas entregue-se ao merecido descanso

Depois do fim de semana, a volta à rotina costuma ser motivo mais do que suficiente para o desânimo; como lidar com isso?

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Diante da pressão no ambiente de trabalho, o consolo é sonhar com o fim de semana, e ver nele a oportunidade de apagar tudo e relaxar. Porém, na segunda-feira o problema volta à tona, e é comum você, como profissional, se sentir frustrado por enfrentar a situação novamente.

Mas…o que fazer para mudar este jogo? O ideal é reconhecer o motivo desta insatisfação. A pressão é justificável? Você tem feito o máximo que pode?

Prepare-se para começar tudo diferente

Diante do fim de semana, a dica é: não valorize demais seus problemas do trabalho. Encare a situação como temporária. De nada adiantará você remoer o que considera injusto durante seus dois dias de descanso, de convívio em família. Desta forma você só contaminará a todos com seu mau humor, deixando que a preocupação tome conta da casa.

Aprenda a investir na bolsa

Isole-se por algum tempo e tente, racionalmente e de forma prática, encarar as coisas como se estivesse fora da situação. Estando relaxado, distante do ambiente, isto se torna mais fácil. Uma caminhada sozinho ou uma volta de carro podem significar uma boa hora de colocar seus pensamentos em ordem.

Olhe para o cenário do seu trabalho. Veja-se no dia-a-dia e entenda tudo o que tem acontecido: o que você faz? O que recebe em troca? Cuidado: não se coloque numa posição de vítima, que não o ajudará em nada.

Com certeza, você enxergará tudo por um outro ângulo. Sentirá necessidade de mudar sua postura frente ao trabalho e isto o tornará mais forte para começar uma nova semana, de forma bem diferente.

Apenas teoria?

Não se trata de simplificar demais as coisas, ou mostrar apenas a teoria, já que a prática, para você, é diferente. Trata-se sim de incentivá-lo a encarar os fatos com maior simplicidade. Lembre-se: existem problemas bem maiores do que os profissionais. Por isso, não se desgaste demais por algo, em alguns casos, pequeno.

A pressão em demasia pode colocá-lo em um círculo bastante prejudicial, tanto para você, quanto para o seu desempenho profissional. Ser eficiente não significa se desgastar em demasia, mas sim gastar sua energia de forma inteligente.

Nervoso, você acaba trabalhando demais, reclamando de tudo, entregando-se ao desânimo e ao estresse violento. Perde suas noites de sono, alimenta-se mal. Tudo isso, somado aos problemas pessoais, financeiros e etc., se tornará uma bola de neve.

PUBLICIDADE

Sendo assim, vire o jogo a seu favor. A pressão está grande? Encare os motivos. Nem sempre tudo o que acontece na empresa está diretamente ligado a você. Portanto, anime-se! Use seu fim de semana para recarregar as energias e comece a segunda-feira de outra forma.

Problemas? Todos os têm. O diferencial está em como você os vê e o quanto os valoriza. Boa sorte!