Preparação de alunos de escolas públicas é bem avaliada pela população

Segundo estudo, 30% dos brasileiros acham que este aluno está bem preparado para o mercado de trabalho

SÃO PAULO – A preparação de alunos de instituições de ensino superior públicas para o mercado de trabalho é bem avaliada pela população.

Segundo pesquisa do CNI – Ibope, intitulada “Retratos da Sociedade Brasileira – Educação”, 30% dos brasileiros acreditam que um aluno que termina ensino superior em uma instituição pública está bem preparado para o mercado de trabalho. Outros 41% acham que estes profissionais estão razoavelmente preparados.

Estes percentuais aumentam dentre os usuários de escola pública: 31% acreditam que os formados em faculdades públicas estão bem preparados para o mercado de trabalho, enquanto que 43% acreditam que o preparo é razoável. Dentre os usuários de instituições privadas, os percentuais são de 29% e 41%, respectivamente.

PUBLICIDADE

No que diz respeito ao despreparo, 16% dos brasileiros acreditam que os estudantes de faculdades públicas são pouco preparados para o mercado de trabalho e 7% acreditam que eles são despreparados.

Ensino Médio
Já quando o assunto é o preparo de alunos saídos do ensino médio de escolas públicas, 43% dos brasileiros acreditam que estes estudantes estão razoavelmente preparados para o mercado de trabalho, percentual que é de 45% entre os usuários de escola pública e de 40% entre os de escolas particulares.

Neste caso, no geral, 26% dos entrevistados acham que os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas estão pouco preparados para o mercado de trabalho; 14% acreditam que eles estão bem preparados e 13%, que estão despreparados para assumirem uma vaga no mercado de trabalho.