Precisando de uma renda extra? Atuar como um cliente oculto pode ser alternativa

Ganhos variam de R$ 50 a R$ 500 a visita; cliente misterioso ainda consegue experiências para a vida profissional

Publicidade

SÃO PAULO – Interessados em ganhar uma renda extra, mas sem prejudicar a carreira, podem ter na atuação como cliente oculto uma alternativa.

De acordo com o sócio-diretor da OnYou – empresa que presta serviços de cliente oculto -, José Worcman, os ganhos variam de R$ 50 a R$ 500 a visita, sendo que o consumidor misterioso ainda consegue trazer para a sua vida profissional algumas das características desenvolvidas com a atividade.

“Quem atua como cliente oculto tem contato com empresas que são preocupadas com o consumidor. Ao observar essas práticas, a pessoa leva este conhecimento para a vida profissional dela”, analisa Worcman.

Continua depois da publicidade

A Vidi Shopper é outro exemplo de empresa que oferece o serviço, entretanto, segundo explica um dos sócios da companhia, Marcos Versteeg, a forma de remuneração da empresa se dá por meio de pontos, que podem ser trocados por produtos em um site de compras, parceiro da Vidi.

O que é cliente oculto?
Com a economia aquecida e o maior grau de exigência do consumidor, a necessidade de as empresas melhorarem seus produtos e serviços é cada vez mais vital para a sobrevivência dos negócios. Dessa forma, cresce o número de companhias que oferecem os serviços de um cliente misterioso.

A atividade deste profissional acontece da seguinte maneira: uma empresa contrata os serviços de uma outra companhia, a fim de receber relatórios minuciosos que permitem averiguar de forma profunda e detalhada os produtos e os serviços ofertados. Esta avaliação é feita por um consumidor misterioso.

Continua depois da publicidade

“Nós selecionamos os clientes ocultos e os treinamos para que possam reportar a sua experiência nos mínimos detalhes, por meio de relatórios minuciosos. Estas informações são revisadas, compiladas, interligadas a indicadores, por meio de nossa metodologia, e entregues aos nossos clientes. Não basta apenas a empresa investir em treinamento e comprometimento de pessoal, se não avaliar a aplicação prática desses investimentos”, afirma Worcman.

Quem pode ser cliente oculto?
Para se tornar um cliente oculto, em ambas empresas, a exigência é que a pessoa tenha idade mínima de 18 anos, seja observadora e tenha interesse em contribuir para a melhoria do atendimento ao consumidor.

Nos dois casos, os interessados devem se inscrever no site da empresa e, se selecionados, passar por um treinamento.

Continua depois da publicidade

As visitas são agendadas conforme a disponibilidade e o perfil de cada cliente oculto.